Você está aqui: Página Inicial / Negócios Internacionais / Monografia

Monografia

por Danilo Sartorelli Barbato publicado 29/03/2016 18h46, última modificação 19/04/2016 14h07
Negócios Internacionais

A monografia é atividade prevista na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional que, em seu artigo 43 e incisos, apresenta como finalidade da educação superior, dentre outras, o estímulo e o desenvolvimento do espírito científico e do pensamento reflexivo, incentivando o trabalho de pesquisa e a investigação científica.

O desenvolvimento da monografia deve corresponder, antes de tudo, a um processo de abertura da socialização do saber (iniciado desde o primeiro semestre da graduação) e do espírito crítico e criterioso ao aluno, consolidado no estudo científico.

A inclusão da Monografia na Matriz Curricular do Curso de Negócios Internacionais é inovação considerada sine qua non para a formação deste profissional, em consonância com o perfil profissional que se busca alcançar.

O desenvolvimento das atividades de monografia consistirá de três fases: a) a primeira fase (Projeto de Monografia) – no sexto semestre; b) segunda fase (Monografia I) – no sétimo semestre; e c) terceira fase (Monografia II) – no oitavo semestre.

Também no oitavo semestre do Curso de Negócios Internacionais os alunos desenvolvem artigo científico com base no desenvolvimento da monografia, na disciplina de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) para subsidiar a Revista de Negócios Internacionais (RNI) - classificada no Qualis como "B5" com edicação semestral e ISSN 1679-0693.

Para a elaboração da monografia os alunos podem optar por uma das seguintes áreas: a) Transações Comerciais Internacionais; b) Gestão Financeira Aplicada; c) Logística e Aduana; e d) Organizações, Processos e Mudanças) de acordo com o Regulamento próprio.

A coordenação de monografia criou, em 2013, o 1o. Concurso de Monografias, com a participação das monografias com conceito "A" nas bancas de defesa. No ano de 2014 foi realizado o 2o. Concurso de Monografias. Para o ano de 2015, o concurso será realizado no segundo semestre.

Pré-Requisitos Monografia em Negócios Internacionais