Você está aqui: Página Inicial / Negócios Internacionais / Projeto NI/COMEX 2013

Projeto NI/COMEX 2013

por Danilo Sartorelli Barbato publicado 29/03/2016 15h46, última modificação 19/04/2016 11h08
Negócios Internacionais

Missão Guiné-Bissau

O projeto ora denominado "NI/COMEX Feliz 2013: Missão Guiné-Bissau" consiste numa ação voluntária de cunho filantrópico sem fins lucrativos, idealizado e promovido pelo Curso de Negócios Internacionais da Faculdade de Gestão e Negócios da Universidade Metodista de Piracicaba, em comemoração aos 15 anos da Área de Negócios Internacionais na instituição.

O objetivo principal do projeto é integrar alunos, docentes, instituições públicas e privadas para realização de uma exportação de um produto em demanda no país destinatário.

De forma mais específica, pretende-se a) promover uma ação prática dos temas abordados em sala de aula, de modo a integrar o conhecimento teórico ao prático; b) demonstrar aos alunos a importância do trabalho social, amparados por valores substanciais na formação do profissional de negócios internacionais, descatando-se: responsabilidade social, respeito e valorização da cultura, etnia e crença do outro país, a sustentabilidade e os direitos humanos; c) desenvolver o espírito de equipe entre os alunos.

Internacionalizar não se restringe somente a operação de importação e exportação com fins lucrativos, mas a ação e promoção da ajuda internacional à outrem, fundamentando a criação do referido projeto.

A missão do projeto é exportar um contêiner do tipo 40 pés, dry, composto por brinquedos novos para Guiné-Bissau, tendo como alvo crianças de 0 - 10 anos, que façam parte de uma instituição de ensino e um hospital em Guiné-Bissau, reconhecidos ou legalizados pelo governo.

Para o desenvolvimento do projeto os alunos tomam conhecimento da legislação do país de destino, dos aspectos aduaneiros e logísticos do envio da mercadoria, dos aspectos econômicos e cambiais além de ações que promovam a arrecadação necessária para o envio do produto ao país destino.

Várias ações foram executadas e o Projeto foi encerrado na XIV Semana de Estudos Internacionais na UNIMEP, no dia 23 de setembro. Toda a arrecadação será enviada ao Instituto da Mulher e da Criança de Guiné Bissau.