Você está aqui: Página Inicial / Nepep oferece minicurso com técnicas para cultivo de hortas urbanas

Nepep oferece minicurso com técnicas para cultivo de hortas urbanas

por marsanta publicado 13/11/2017 12h15, última modificação 16/11/2017 16h01
Nepep oferece minicurso com técnicas para cultivo de hortas urbanas

Hortas Urbanas dá nome ao minicurso oferecido pelo Nepep - Núcleo de Estudos e Programas em Educação Popular da Unimep. O projeto é integrado por quatro encontros (três teóricos e um prático) e a proposta dos organizadores é demonstrar procedimentos e técnicas de cultivo de hortaliças. A iniciativa integra a série de minicursos que tem sido oferecida pelo Nepep e que têm como proposta proporcionar sustentação teórica para embasar a prática extensionista dos estudantes da Unimep.

A aulas teóricas do curso de Hortas Urbanas, ministradas pela professora Marcela da Silveira, são Preparação do Solo, Nutrientes e Água (17 de novembro); e Escolha das Plantas e Manejo (24 de novembro) e Planejamento da Horta (ocorrida na semana passada). Já na aula agendada para o dia 2 de dezembro, os alunos colocarão todo esse conhecimento em prática para fazer uma horta no campus Taquaral.

O que é uma horta urbana?

Segundo a ementa do minicurso, uma horta urbana ocupa pequenas áreas dentro de uma cidade ou no seu entorno. Seu objetivo é o cultivo de alimentos para consumo próprio ou para a venda em pequena escala (em feiras e mercados municipais). Ainda de acordo com a ementa, a prática contribui para a promoção de cidades produtivas e ecológicas que respeitam a diversidade sociocultural, bem como a segurança alimentar e nutricional.

“Esse tipo de prática fornece uma alimentação mais saudável, além de permitir o contato maior com a natureza e para melhorar o atendimento que alunos extensionistas prestarão às comunidades”, afirma a professora.

Texto: Pedro Spadoni
Edição e coordenação: Celiana Perina