Você está aqui: Página Inicial / Notícias / 13ª Mostra Acadêmica tem foco em responsabilidade social

13ª Mostra Acadêmica tem foco em responsabilidade social

por Universidade Metodista de Piracicaba — publicado 23/10/2015 09h26, última modificação 26/04/2016 15h53

A 13ª Mostra Acadêmica traz, em 2015, um tema especialmente relevante: Universidade e Sociedade - Inserção, Participação e Responsabilidade Social. A partir da próxima terça-feira, 27, é possível conferir, nos campi Centro, Santa Bárbara d’Oeste e Taquaral 550 trabalhos selecionados pela comissão organizadora e elaborados por alunos de diversos níveis de formação: graduandos, pós-graduandos, alunos do ensino médio e extensionistas.  As atividades têm entrada gratuita e são abertas a todos os interessados das comunidades interna e externa. Acesse aqui a programação completa: http://bit.ly/1RTM9Fa    A Mostra se encerra na quinta-feira, 29.

Para inaugurar os trabalhos, ocorre, às 9h, no Auditório Verde do campus Taquaral, a palestra Universidade Comunitária e Confessional e seu Papel na Sociedade, com a professora Rivana B. F. Marino. Oito eventos internos compõem a Mostra: 2º Congresso de Iniciação Científica Júnior, 14ª Jornada Wesleyana, 23º Congresso de Iniciação Científica, 13º Congresso de Pesquisa, 13º Congresso de Pós-Graduação, 7º Simpósio de Práticas Educativas na Educação Básica, 17º Seminário de Extensão, 13º Simpósio de Ensino de Graduação e 13º Unicult/Concurso de Contos.

ESTUDANTES

Rolling Stone: Entretenimento e Interesse Público é o nome do trabalho de Vanessa Zumstein, Gabriela Morilia e Julia Pereira, alunas do 6º semestre do curso de jornalismo, orientadas pelo professor Belarmino César G. Costa. Vanessa contou que está empolgada: “já é meu segundo ano de participação na Mostra e sinceramente adoro. Ter a oportunidade de expor trabalhos elaborados para uma disciplina é muito bom. Sempre tem aquele que fica super legal e você tem orgulho de ter feito. Espero ter uma boa apresentação e trocar experiências, pois vi na lista que haverá muitos trabalhos legais em todas as áreas”.

Karina P. Grando, aluna do 11º semestre do curso de psicologia, apresenta dois projetos: Os Sentidos do Retorno ao Processo de Escolarização para Jovens e Adultos Assentados da Reforma Agrária de Sumaré/SP, orientado pela professora Márcia A. L. Vieira; e Estágio em Psicologia: Atuação no Setor de Recrutamento e Seleção de uma Organização Hospitalar, orientada pelo professor Newton Y. Furucho.

Karina conta sobre a participação: “as apresentações são importantes pelo contato acadêmico. Primeiro pela publicação do resumo, e, após, pela apresentação do trabalho, o que academicamente conta muito. Quando apresento na Mostra sinto como se fosse um treinamento para apresentação em congressos grandes”.

Autores do trabalho Histórias Que Contam O Rio Piracicaba – Pós Crise Hídrica, com orientação do professor Wanderley F. Garcia, os alunos Caroline Cadiz, Marina Gomes, Raissa Secomandi, Raíssa Ciccheli e Vinícius Queiroz, do 4º semestre de jornalismo, dizem que o aprendizado é fundamental: “decidimos participar pois é algo que acrescenta muito em nosso repertório, além de ser bom para o currículo. Nos faz desejar mais e não ficar só na média. É muito bom também para aqueles que não são da área conhecerem mais sobre outros assuntos”.

DIFERENCIAIS

Renata Cristina O. B. Cunha, coordenadora de pesquisa e pós-graduação da Universidade Metodista de Piracicaba e presidente do grupo de trabalho organizador da Mostra  Acadêmica, falou da importância do evento: “os resultados das atividades de ensino, pesquisa e extensão não podem ficar restritos aos alunos e professores que delas participaram. A divulgação das experiências e conhecimentos produzidos é importante para ampliarmos o diálogo com a comunidade e qualificarmos nossas ações”.

"Neste ano, além dos eventos oficiais e atividades das Faculdades, haverá o Simpósio de Práticas Educativas na Educação Básica, anteriormente realizado pelo Colégio Piracicabano. Outra novidade é que os anais da Mostra Acadêmica estão sendo editorados pela Editora Unimep e terão ISBN, sistema que identifica numericamente os livros/anais segundo o título, o autor, o país e a editora”, conta Renata.

Além disso, ela ressalta que diversas atividades da Mostra contam com a participação da comunidade externa, o que ajuda a ampliar o debate sobre a responsabilidade da universidade.

ANOTE – 13ª Mostra Acadêmica da Unimep: de 27 a 29 de outubro, com atividades nos campi Centro, Santa Bárbara d’Oeste e Taquaral. Programação completa e informações: http://bit.ly/1RTM9Fa

Texto: Serjey Martins
Fotos: Fábio H. Mendes