Você está aqui: Página Inicial / Notícias / 14 trabalhos do curso de mestrado em direito foram apresentados no 2º Fórum de Pesquisa Científica

por Angela Rodrigues publicado 20/06/2017 11h16, última modificação 04/07/2017 08h26
14 trabalhos do mestrado em direito foram apresentados no 2º Fórum de Pesquisa Científica da Unimep.

Aconteceu o 2º Fórum de Pesquisa Científica do Núcleo de Direitos Fundamentais e da Cidadania (NEDFC), do mestrado em direito da Unimep. Nele foram apresentados os resultados das pesquisas realizadas por professores e alunos do primeiro semestre deste ano. O evento, coordenado pelo professor Richard Pae Kim, tem como proposta contribuir com o intercâmbio de conhecimentos entre docentes e discentes da pós-graduação.

Durante o evento foram apresentados 14 trabalhos: 11 de alunos e 3 de professores. Foram eles: “Princípios Constitucionais e Questões sobre a Hierarquia na Óptica do Supremo Tribunal Federal, do professor Richard Pae Kim; “Direito ao Esquecimento como um Direito Fundamental”, de Jordana dos Reis; “Mercado e Democracia: Contradições”, de Marcos Costa; “Pressupostos dos Direitos Fundamentais Coletivos e Difusos”, de Washington da Silva; “O Iluminismo como Percussor dos Direitos Humanos”, de Renato Savy; A identidade pessoal como um direito fundamental, de Marcelo da Silva; Abordagem comparativa do instituto do estado de sítio nas atuais Constituições do Brasil e de Portugal à Luz de seus Impactos nos Direitos Fundamentais, de Matheus de Arruda e Silva.

Também foram apresentados o trabalho “Direito Fundamental à Liberdade de Locomoção de Pessoas com Deficiência: a Reserva do Possível e o Mínimo Existencial”, de Daniela Padovani; “Corrupção Administrativa, Desenvolvimento Econômico e Poder Judiciário”, do professor José Antônio Remédio; “Patentes Verdes”, de Jacqueline Luz; “A Defesa do Direito do Consumidor como Direito Fundamental e a Inversão do Ônus da Prova”, de Selma Doná; “O Trabalho Escravo Contemporâneo e a EC nº 81/2014”, de Ingra Costa; “Sustentabilidade e Desenvolvimento nas Mudanças Climáticas”, de Roberto Hayacida; “Nova Classificação da Filiação: Compreensão da Família”, do professor José Luiz de Almeida. A previsão é que os trabalhos sejam publicados em revistas científicas e obras coletivas.

O curso de mestrado em direito da Unimep é coordenado pelo professor Rui Décio Martins.

Texto: Pedro Spadoni
Edição e coordenação: Celiana Perina