Você está aqui: Página Inicial / Notícias / 1º Decatlo Acadêmico tem escola vencedora no dia 2

1º Decatlo Acadêmico tem escola vencedora no dia 2

por Universidade Metodista de Piracicaba — publicado 29/11/2009 15h09, última modificação 26/04/2016 15h45

Chegou a hora da verdade para as cinco escolas que disputam o 1º Decatlo Acadêmico Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias, organizado pela Diretoria de Ensino de Piracicaba em parceria com o núcleo de educação em ciências da Faculdade de Ciências Exatas e da Natureza (Facen) da Unimep. No dia 2 de dezembro ocorrem a 4ª e 5ª fases, que decidem o campeão. O evento será realizado no Teatro Unimep, no campus Taquaral. A penúltima etapa, que classifica duas equipes para a decisão, começa às 8h e termina às 12h. A final acontece à tarde, das 14h às 17h. A premiação será no dia 9 em horário ainda a ser definido.

A reta decisiva da competição será marcada por atividades que envolvem raciocínio lógico e trabalho em equipe. A fase quatro tem como modelo de disputa uma adaptação do pachisi, jogo indiano em que os jogadores têm de dar volta completa no tabuleiro para entrar na casa central. Para avançar no jogo, os estudantes respondem questões sobre conhecimentos envolvendo as disciplinas de matemática, física, química e biologia. Duas escolas se classificam para a final. A última etapa da disputa tem formato de perguntas e respostas em duelo direto entre as equipes. Será campeã a escola que obter o maior número de pontos.

OPORTUNIDADE

Durante as três primeiras fases do decatlo, o professor James Rogado, um dos organizadores do evento, entrevistou alunos e professores nas escolas envolvidas com a disputa. “É impressionante a mobilização em torno desta competição. Na fala e nos olhos dos estudantes, percebi claramente que muitos viram no decatlo a chance de conhecer uma universidade, e no estudo, uma oportunidade de crescimento. É algo realmente satisfatório”, declara.
Mais de 14 mil estudantes de Piracicaba e outras cinco cidades participaram do evento, que atingiu ao todo 46 escolas públicas de ensino médio. Apenas cinco seguem na disputa. Confira os candidatos ao título:

E.E. Prof. Elias de Mello Ayres
E.E. José Abílio de Paula
E.E. Profª. Olívia Bianco
E.E. Pedro Moraes Cavalcanti
E.E. Dr. Samuel de Castro Neves

AVALIAÇÃO DE FISIOTERAPIA

Professores e alunos do último semestre de fisioterapia realizam Avaliação Digital da Postura Humana no hall do Teatro da Unimep durante as atividades do 1º Decatlo Acadêmico. As atividades, que são coordenadas pelo prof. Carlos Alberto Fornasari, tem início a partir das 9h30.

Edição e texto: Assessoria de Comunicação e Imprensa
Foto: Fábio Mendes