Você está aqui: Página Inicial / Notícias / 1º Seminário Científico em Direitos Fundamentais é promovido no campus Taquaral: inscrições são gratuitas

por Angela Rodrigues publicado 17/05/2019 05h00, última modificação 17/05/2019 13h02

Alunos e professores de direito e de distintos cursos de graduação e de pós-graduação, profissionais de direito e de áreas relacionadas e interessados da comunidade externa em geral podem participar do 1º Seminário Científico Interinstitucional Unimep-FDMS em Direitos Fundamentais. O evento, que tem entrada gratuita, ocorre na próxima quarta-feira, dia 15, no Auditório do bloco 7, no campus Taquaral da Unimep.

Os interessados em acompanhar o evento podem se inscrever gratuitamente no link: http://unimep.br/palestras/

São 190 vagas e os alunos da Unimep participantes receberão certificados de oito horas de atividades complementares.

Realização – O 1º Seminário Científico Interinstitucional Unimep-FDMS em Direitos Fundamentais é realizado pela equipe do Núcleo de Estudos da Tutela Penal dos Direitos e Garantias Fundamentais da Unimep em parceria com o grupo de pesquisa Reflexões Críticas sobre Direitos Fundamentais e Garantias Constitucionais da Faculdade de Direito do Sul de Minas (FDSM).
O evento, que conta com a coordenação da professora Manuela Cibim Kallajian, coordenadora do curso de mestrado em direito da Unimep, foi idealizado pelos líderes de cada grupo de estudo: os professores José Renato Martins (Unimep) e Hamilton da Cunha Iribure Junior (FDSM). Os docentes também participam da abertura do evento.

Programação – A programação do evento conta com um ciclo de seis palestras a serem promovidas das 10h às 15h, no Auditório do Anfiteatro da Pós-Graduação da Unimep (confira a seguir os temas e palestrantes). O pronunciamento inaugural do seminário será realizado pela professora Manuela Cibim Kallajian, coordenadora do curso de mestrado em direito da Unimep.
Em seguida, ocorre a palestra de abertura, a ser apresentada pelo professor José Renato Martins, e que terá como tema “Tutela penal da dignidade sexual: questões controvertidas sob as óticas técnico-jurídica e social”. Após, o prof. Hamilton da Cunha Iribure Junior, da FDSM, ministra a palestra “Mínimo existencial em direitos fundamentais: uma nova ordem constitucional”.

Na sequência, ocorrem as palestras “Acordos de leniência: a necessidade de uma política sancionadora-premial integrada para a implementação de medidas estruturantes anticorrupção”, por Marcelo Rodrigues da Silva (Unimep); “Ampliação da competência do Tribunal do Júri à luz do sistema constitucional vigente”, por Douglas de Morais Silva (FDSM); “A utilização de animais nas práticas esportivas de rodeio e vaquejada: manifestação cultural ou crueldade contra animais?”, a ser apresentada pela aluna do curso de mestrado da Unimep, Juliana Aparecida Brechó. O tema da última palestra do seminário é “Estado Laico: graças a Deus!”, a ser ministrada pelo mestrando Rodrigo Pedroso Barbosa (FDSM).

ANOTE – 1º Seminário Científico Interinstitucional Unimep-FDSM em Direitos Fundamentais. Dia 15 de maio, das 10h às 15h no Auditório da Pós-Graduação, localizado no bloco 7 da Unimep Taquaral. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até a data do evento. Serão gerados certificados de participação. Mais informações podem ser obtidas pelo contato (19) 3124-1560.

Texto: Daniela Borges
Edição: Angela Rodrigues