Você está aqui: Página Inicial / Notícias / 21° Salão Universitário de Humor revela vencedores

21° Salão Universitário de Humor revela vencedores

por Universidade Metodista de Piracicaba — publicado 07/06/2013 19h46, última modificação 26/04/2016 15h49

Seis trabalhos foram premiados pelo 21° Salão Universitário de Humor nesta sexta-feira, 7, durante seleção realizada pouco antes da abertura oficial do evento que aconteceu às 21h, no campus Taquaral da Unimep. Os vencedores definidos pelo júri de premição foram: Fabrício Rodrigues Garcia, da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), com uma caricatura de Clint Eastwood; Douglas de Souza Vieira, da Unimonte (Centro Universitário Centro Serrat), com uma charge sobre preconceito racial; Marcos Roberto Santos, da Universidade Paulista (Unip), com uma caricatura do ex-jogador corintiano, Socrátes; e Samuel Corrêa Rocha, da Universidade do Estado de Minas Gerais (UMG), com um cartum sobre o personagem Capitão Gancho. Na categoria  “Prêmio Meio Ambiente/Centro Cultural Martha Watts”, o vencedor foi o estudante da University of Cambridge, Pooya Sareh, também com um cartum. Todos eles receberão a premiação no valor de R$ 1.000. Já com o Prêmio “Educar para Crescer - Faculdade de Comunicação Unimep”, o vencedor foi José Antonio Costa, o Jota A, da Universidade Federal do Piauí, também com um cartum. Jota A receberá a premiação no valor de R$ 1.500, além de ter o trabalho publicado pela Editora Abril. 

Menções honrosas – Os artistas reconhecidos com menções honrosas foram: Alexander Faria de Souza, da Unip; Matheus Lopes, da Unimep; Renan Baliego, da Unesp (Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquista Filho”); Leandro Henrique Aparecido Valentin, também da Unesp; e o iraniano Abbas Mohammadju, da instituição Farhang Va Honar Qom. Na categoria meio-ambiente, também recebeu menção honrosa, o iraniano Heibat Ahmadi, da Sepehr Art University, enquanto na categoria educação, esse reconhecimento ficou para Douglas de Souza Vieira, da Unimonte.   

Todos os trabalhos vencedores e também os selecionados podem ser visitados até o dia 13 de agosto, no Átrio do Centro Cultural e de Convivência do campus Taquaral da Unimep, de segunda a sexta-feira, das 8h às 22h e, aos sábados, das 8h às 16h. A exposição tem entrada gratuita e é aberta a todo público. 

Os trabalhos vencedores foram escolhidos por um júri formado pelo cartunista do jornal O Estado de S. Paulo, Eduardo Baptistão; os chargistas Jean Galvão (Folha de S. Paulo) e Dalcio Machado (revista Veja); o humorista gráfico da Tribuna de Santos, Osvaldo da Costa; o cartunista paraibano, Fred Ozanan, além do docente da Unimep, professor José Lima, do curso de filosofia e a coordenadora do NUC (Núcleo de Cultura Universitária) e do Centro Cultural Martha Watts, Joceli de Fátima Lazier. Participou também o professor Renato Elston, coordenador dos cursos de design gráfico e publicidade e propaganda da Unimep, que enviou seus votos momentos antes da reunião. O júri foi presidido pelo organizador e presidente do Salão Universitário de Humor, o professor Camilo Riani (foto 1).

Números - Neste ano, cerca de 50% dos trabalhos finalistas foram caricaturas brasileiras sobre os mais variados temas. No total, 62 desenhoss foram do Brasil, 14 do Irã, cinco do Reino Unido, três da Indonésia, dois da China, um da Polônia e um da Bélgica, além de 17 de estudantes da Unimep.

Confira as fotos dos trabalhos vencedores e do júri de premiação do 21º Salão Universitário de Humor no link: http://on.fb.me/12wYvhs 


Texto: Larissa Molina e Angela Rodrigues
Fotos: Fábio Mendes
Mídias sociais: Matheus Calligaris
Última atualização: 07/06/2013

registrado em: