Você está aqui: Página Inicial / Notícias / 23º Salão Universitário de Humor recebe inscrições

23º Salão Universitário de Humor recebe inscrições

por Universidade Metodista de Piracicaba — publicado 22/05/2015 09h24, última modificação 26/04/2016 15h52

Faltam poucas horas para o fim das inscrições para o 23º Salão Universitário de Humor da Unimep. Os interessados em participar e concorrer à premiação do evento gráfico têm até este sábado, 23, para enviar os trabalhos. Até o momento, estão inscritos cerca de 300 projetos produzidos por universitários de 11 países dentre eles: China, Estados Unidos, Afeganistão, Itália, Canadá, Irã e Índia.

Para concorrer, o candidato pode se inscrever pessoalmente, pela internet ou pelos correios. Para inscrições pela internet ou para obter o endereço e o formato que os trabalhos precisam ter para serem entregues pessoalmente ou pelo correio, basta acessar: http://bit.ly/1In25ut No local, também é possível consultar o regulamento e a premiação do evento.

Podem participar estudantes de qualquer faculdade ou universidade, de graduação ou pós-graduação, que estejam cursando. Nesta edição, uma novidade movimenta o salão: os estudantes que já tenham concluído o curso nos últimos dois anos, agora, também podem participar. As obras devem ser de autoria própria e inéditas.

A premiação total do Salão é de R$ 7.500, distribuída entre cinco modalidades: charge (desenho relativo a algum fato real e recente), cartum (desenho sem vínculo a qualquer fato específico), caricatura (retrato com distorções anatômicas, geralmente de pessoa famosa), história em quadrinhos/tira (história sequencial narrada em etapas) e as temáticas (obras que retratem questões ambientais ou educacionais) Prêmio Meio Ambiente/Centro Cultural Martha Watts/Unimed e Prêmio Educar para Crescer/Faculdade de Comunicação Unimep. A seleção dos trabalhos e a definição e divulgação dos premiados ocorrem, respectivamente, nos dias 8 e 12 de junho.

Atrações paralelas – No dia 12 de junho, ocorre a abertura do evento. Na solenidade, está previsto coquetel e a gravação de programa de TV com debate sobre o tema Os limites (ou não?) do Humor. Desse debate, participam cartunistas e o filósofo e professor do curso de filosofia da Unimep, José Lima Júnior. Os convidados irão responder perguntas do público no formato bate papo.

Outra novidade será a apresentação da exposição paralela intitulada Ovelha Negra, com curadoria do artista Osvaldo DaCosta. A galeria mostra charges e artes do jornal satírico Ovelha Negra, feitas entre 1976 e 1977, contra a ditadura militar brasileira e que revelaram grandes nomes do humor brasileiro.

ANOTE: Salão Universitário de Humor da Unimep. Inscrições até o dia 23 de maio, pelo site: http://bit.ly/1In25ut

Texto: Serjey Martins
Fotos: Capa: Ilustração de Fabrício Rodrigues Garcia (Udesc) / Interna: ilustração de Wladimir Coelho Medeiros (Unive)
Edição/coordenação: Celiana Perina