Você está aqui: Página Inicial / Notícias / 25º Salão Universitário de Humor da Unimep recebe inscrições e celebra trajetória

por Angela Rodrigues publicado 27/04/2017 02h00, última modificação 27/04/2017 12h25

O Salão Universitário de Humor da Unimep celebra 25 anos em 2017 e já está de portas abertas para que estudantes de todas as partes do Brasil e do mundo possam contar o novo capítulo dessa trajetória. Até o dia 20 de maio, alunos de graduação e de pós-graduação em atividade e, também, os que concluíram esses cursos nos últimos dois anos, de qualquer faculdade ou universidade do Brasil e do exterior, podem se inscrever para o evento aquiAs inscrições são gratuitas e podem ser feitas também pessoalmente ou pelo correio.

Os participantes podem inscrever quantos trabalhos desejarem nas categorias: charge; cartum; caricatura; histórias em quadrinhos (HQ), e também na categoria temática/ambiental. O valor total da premiação é de R$ 6 mil reais, que será dividido entre todos os vencedores. Não há limite de quantidade para trabalhos inscritos, desde que sejam de própria autoria dos inscritos e inéditos.

No site unimep.br/salaodehumor/, todos os interessados podem acessar o regulamento e outras informações para a inscrição. A seleção dos trabalhos, que será feita por uma comissão, ocorre no dia 29 de maio. Já os vencedores da 25ª edição do concurso serão conhecidos no dia 2 de junho, data em que também ocorre a abertura do Salão.

PREMIAÇÃO – O valor total do 25º Salão Universitário, de R$ 6 mil reais, está dividido em: quatro prêmios de mil reais cada, indicados pelo júri de premiação entre os trabalhos selecionados (independentemente de categoria); o Prêmio Meio Ambiente - Centro Cultural Martha Watts - Unimed, no valor de mil reais, a ser concedido ao autor do melhor trabalho sobre o tema ambiental/ecológico; e o prêmio especial Prof. Almir de Souza Maia, também no valor de mil reais, para o autor do trabalho a ser definido por votação via internet a partir da indicação dos próprios artistas autores selecionados nessa edição do evento.

25 ANOS DE HUMOR

Humor, sátira e reflexão sobre educação, política, cultura e meio ambiente, dentre outros temas, são alguns dos elementos que compõem a história de 25 anos do Salão Universitário de Humor da Unimep. Uma das homenagens para celebrar essa trajetória veio com o próprio cartaz da atual edição. O trabalho reúne peças assinadas por renomados profissionais do humor gráfico produzidas exclusivamente para o concurso. Dentre eles, Ziraldo, Angeli, Luis Fernando Veríssimo, Dalcio Machado, Jean, Eduardo Baptistão, Fernando Gonsales, Jal, Gual, DaCosta, Paffaro, Marcio Leite, Edu Grosso, Tiago Hoisel Ferraz, Lucas Leibholz, Paulo Branco, Fred Ozanan, Sérgio Campos, Flávio Rossi, Sander, Carlos Tomazin e Dornelas, além do próprio coordenador do evento e professor da Faculdade de Comunicação e Informática da Unimep, Camilo Riani (foto à direita). Para ele, a produção representa “uma bela viagem pelo tempo e pela arte do humor”.

Além do cartaz especial, várias outras iniciativas serão realizadas para celebrar os 25 anos do evento gráfico, conta Riani. “Serão produzidos documentários e programas especiais pela equipe da TV Unimep e pelos alunos e docentes do curso de jornalismo, sob a coordenação da profª Ana Maria Cordenonsi. Também haverá exposições que resgatam a história dos 25 anos do projeto”, afirma.

Riani está à frente do Salão Universitário de Humor desde 1997, portanto, há 20 anos faz parte da trajetória do evento como coordenador. Ele destaca que nesse período, vivenciou tantas histórias marcantes e inusitadas que é difícil apontar alguma em particular. “De modo geral, uma marca desta trajetória está na transformação que o Salão Universitário possibilitou na vida de tantos jovens talentos, ainda desconhecidos, e que hoje atuam profissionalmente entre grandes nomes do humor gráfico. Também a defesa permanente do valor do humor, da arte e da cultura - entre tantas fases diferentes do país e da instituição - revela a força de um evento que ainda mobiliza tantos apoiadores e entusiastas, em torno da ideia de que vida precisa de muito mais do que o óbvio e o linear”, afirma ele.

O 25º Salão Universitário de Humor da Unimep é realizado em parceria com a Assessoria de Relações Internacionais da universidade.

ANOTE – Salão Universitário de Humor de Piracicaba da Unimep. Inscrições até o dia 20 de maio. Divulgação dos vencedores e abertura: 2 de junho. Outras informações sobre as inscrições ou o evento no: unimep.br/salaodehumor, pelo e-mail: salaodehumor@unimep.br ou fone (19) 3124-1611.

Texto: Angela Rodrigues
Edição: Celiana Perina
Fotos: acervo e banco de imagens
Última atualização: 12/04/2017