Você está aqui: Página Inicial / Notícias / 27 trabalhos serão apresentados em simpósio do PPGE

27 trabalhos serão apresentados em simpósio do PPGE

por Universidade Metodista de Piracicaba — publicado 17/10/2013 12h12, última modificação 26/04/2016 15h50

O Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) e a Faculdade de Ciências Humanas da Unimep promovem nos próximos dias 23 e 24, o 13º Seminário de Dissertações e Teses, uma iniciativa que reúne trabalhos produzidos por alunos do programa e que serão avaliados por professores da Unimep e convidados de outras instituições. A proposta é permitir o debate acadêmico científico a docentes e a alunos do PPGE. O seminário será realizado a partir das 9h, nas salas 1 e 2, do bloco 7 do campus Taquaral. Na quarta-feira, 23, a partir das 17h, também no anfiteatro do bloco 7, ocorre o lançamento do livro Educação para Todos: as Muitas Faces da Inclusão Digital, organizado pela docente Anna Maria Lunardi Padilha (foto), publicado pela Papirus Editora.

Durante o 13º Simpósio de Dissertações e Teses serão apresentados 27 trabalhos a serem avaliados por bancas compostas por um coordenador do PPGE, um docente de outra área de conhecimento da Unimep e um professor convidado. Para os organizadores, a iniciativa permite a troca e o fortalecimento de conhecimento.

“Trata-se de uma oportunidade especial para mestrandos e doutorandos qualificados ou em vias de se qualificarem. Eles  terão a oportunidade de se beneficiar do valioso intercâmbio com pesquisadores  e professores de programas congêneres da Unimep e região, e de áreas correlatas, como economia, história, psicologia, filosofia, comunicação,  etc.”, destaca uma das organizadores, a professora Maria Inês Bacelar Monteiro.

Além da docente Maria Inês, compõem a comissão organizadora Luiza Batista  de Oliveira e Renata Barrichelo Cunha.

LIVRO

Educação para Todos: as Muitas Faces da Inclusão Escolar, organizada pela  docente do PPGE, Anna Maria Lunardi Padilha e pela professora da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Ivone Martins de Oliveira. Participam também as pesquisadoras Ana Kátia Pereira Pinto, Emilene Coco dos Santos e Márcia Cristina Américo. Com cinco capítulos e 192 páginas, a obra é destinada a professores e estudantes, psicólogos, assistentes sociais, pesquisadores da
área de educação e todos os interessados em questões sobre exclusão e inclusão social e escolar.

“Optamos por abordar alguns dos sentidos da inclusão, a partir do pressuposto de que a exclusão – e sua contraface, a inclusão – não atinge apenas segmentos específicos da sociedade nem deve ser analisada simplesmente a partir de grupos circunscritos ou por discussões focalizadas. Somos instigados a  questionar e situar, no contexto histórico e político mais amplo, discursos que circulam no âmbito da família e da escola sobre a educação dos chamados excluídos, que há algum tempo têm adentrado a escola no movimento de universalização da educação básica e da inclusão escolar”, conta a docente.

Educação para Todos: as Muitas Faces da Inclusão Escolar será vendido no dia do evento, pela livraria Nobel. Compras pelo site www.papirus.com.br por R$44,90.

ANOTE – 13º Simpósio de Dissertações e Teses, nos dias 23 e 24, a partir das 9h nas salas 1 e 2 do bloco 7. Lançamento do Livro Educação para Todos: as Muitas Faces da Inclusão Escolar, por Anna Maria Lunardi Padilha e Ivone Martins de Oliveira, dia 23 a partir das 17h no anfiteatro do bloco 7. As atividades ocorrem no campus Taquaral (rodovia do Açúcar, km 156). Mais
informações: http://unimep.br/universidade/institucional/site/simposio_dissertacao

Texto: Jessica Rodrigues
Fotos: Fábio Mendes