Você está aqui: Página Inicial / Notícias / 28 haitianos se formam no 1º ciclo de curso de português em SBO

28 haitianos se formam no 1º ciclo de curso de português em SBO

por Universidade Metodista de Piracicaba — publicado 07/12/2015 08h50, última modificação 26/04/2016 15h53

A próxima quarta-feira, dia 9, será especial para 28 haitianos que, vindos ao Brasil após o terremoto no Haiti, em 2010, permaneceram na região de Santa Bárbara d´Oeste. Nessa data, eles recebem os certificados de conclusão do primeiro ciclo do curso de português, após frequentarem, desde o final de março, as aulas ministradas voluntariamente pelos alunos da Unimep: Gabriel M. Ferreira, que cursa arquitetura e urbanismo, e Vanessa Sanches, aluna de relações internacionais. O evento tem início às 19h30, no Anfiteatro Grená localizado no bloco 14 do campus Santa Bárbara d´Oeste. É aberto à comunidade e irá reunir representantes de órgãos públicos e das igrejas Batista e Presbiteriana, além de alunos, docentes e funcionários da Unimep envolvidos na iniciativa.

Para Nelson Fils-Aime, o curso foi fundamental para aprender a se comunicar. “Se não fosse a ajuda da universidade seria muito difícil, porque a língua é tão difícil e eu não conseguiria me virar no país em várias coisas, por exemplo, no trabalho, no hospital, na igreja e nas relações interpessoais. Posso dizer que o curso é muito importante, e não tenho palavras para agradecer. Todos meus agradecimentos são por estarem nos ajudando”, afirma ele.

Heruberto Nevilus Pierre conta que a iniciativa o auxiliou na realização de muitas ações básicas do dia a dia. “Sou mestre de obra em construção civil. Evangelista e portador da palavra de Deus. Esse curso é um privilégio, pois me ajuda muito. Ajuda pregar a palavra, ajuda no trabalho, a fazer compras no supermercado, a conhecer melhor o país e os amigos, assim como a me integrar na sociedade”, conta.

Já Marie Yvania Alexis destaca o trabalho desenvolvido pelos estudantes. “Aprendi a falar português, esse curso me ajuda muito. Tenho dois professores muito especiais e com eles eu aprendi muitas coisas”, destaca.

O curso de português para os haitianos é resultado da parceria da Unimep com a Prefeitura de Santa Bárbara d´Oeste e com a Igreja Batista de Santa Bárbara. É também iniciativa de ações desenvolvidas há mais de um ano, por meio do Conselho Municipal de Proteção e Defesa dos Direitos da Mulher (CMPDDM) de Santa Bárbara d´Oeste, da Secretaria de Promoção Social e da Secretaria de Educação de Santa Bárbara d´Oeste e com  intermédio da pastora Yone da Silva.

Ao longo desse tempo, setores institucionais da Unimep foram sendo envolvidos e atualmente participam da iniciativa na universidade, a Coordenadoria de Extensão e Assuntos Comunitários, a Pastoral Escolar e Universitária do campus Santa Bárbara e a Assessoria de Relações Internacionais. As aulas foram promovidas sempre às quartas-feiras, no período noturno, no templo da igreja Batista, em Santa Bárbara.

Texto: Angela Rodrigues
Fotos: Marcelo da Silva Leite