Você está aqui: Página Inicial / Notícias / 2ª edição do mercado de trabalho 2.0 começa hoje, 14

2ª edição do mercado de trabalho 2.0 começa hoje, 14

por Universidade Metodista de Piracicaba — publicado 14/10/2014 09h40, última modificação 26/04/2016 15h51
Tirar ideias do papel e transformá-las em negócios lucrativos não é algo fácil. Este é o assunto principal que Sandra Elisabeth, articuladora da Sýndreams, abordará na palestra Transformando Ideias em Negócios Lucrativos com Lean Startup, nesta terça-feira, 14. Esta é a primeira palestra, de uma série de três, do evento Mercado de Trabalho 2.0 – Saiba Como Você se Encaixa nessa Nova Realidade. Os organizadores marcaram às 19h para networking e recepção e às 19h30 para o início das palestras que ocorrem na sala 48 do bloco 7, no campus Taquaral. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pelo www.unimep.br/pos clicando em Lato Sensu.

O evento é uma parceria entre a Coordenação-Geral dos cursos de Pós-Graduação Lato Sensu da Unimep e o SoulMovimento. Os encontros tratam de diversos assuntos e os profissionais abordam temas como negócios lucrativos e lean startup, Business Model Canvas e empreendedor enxuto, com foco no mercado de trabalho 2.0.

A equipe do Unimep Já entrevistou  Sandra, que também é pesquisadora do CNPq no GIGS (Grupo Inovação e Gestão em Saúde), mentora do Lean Startup Machine São Paulo e co-fundadora do Google Business Group (GBG) Americana. Confira os melhores trechos do bate papo.

Unimep -
Quando um jovem empreendedor decide investir em negócios lucrativos, qual primeiro passo que ele precisa dar?
Sandra - A primeira coisa que ele precisa fazer é criar um MVP (Produto Mínimo Viável) e testá-lo com seus clientes. É importante entender que um MVP não é apenas um protótipo, ele deve ser um produto que objetive compreender quais são as expectativas do cliente frente ao produto.

Unimep - Quais as principais dificuldades para quem deseja empreender?
Sandra - Podemos dividir esta resposta em duas partes A. dificuldades inerentes ao empreendedor: na Sýndreams percebemos que muitos empreendedores têm ótimas ideias, mas dificuldades em \"sair do prédio\" e testá-la com os clientes, mantendo-se no estágio do planejamento do negócio. Há um grande trabalho feito para que ele passe deste estágio;
B. dificuldades externas: burocracia para se iniciar formalmente um novo negócio e principalmente as leis nacionais que dificultam que uma Startup receba investimentos.

Unimep -
Quais as vantagens e desvantagens de utilizar Lean Startup na empresa?
Sandra - A maior vantagem em se utilizar da metodologia Lean é a redução do desperdício, e no caso específico do Lean Startup este desperdício é o de custo e de tempo para o desenvolvimento do produto. Temos apenas um ponto de alerta: o método lean startup é para o momento de Start, quando se inicia o crescimento outras ferramentas e métodos devem ser utilizados.

Unimep - Dê 3 dicas, de práticas vivenciadas por você, para o empreendedor iniciante.
Sandra - Utilizando-se do Autor Eric Ries, estudioso do Lean Startup, as três dicas são:
1ª Construir: construa um MVP da sua ideia o mais rápido possível;
2º Medir: meça os resultados obtidos com seus clientes;
3ª Aprender: aprenda com seus erros e acertos e não fique colocando a \"culpa\" no mercado. Entenda o que fez de melhor e tente novamente.

Unimep -  Indique livros e sites para os que pretendem se aprofundar nos temas.
Sandra - Livros: A Startup Enxuta (The Lean Startup) - Eric Ries; Business Model Canvas - Alexandre Osterwalder; Business Model Canvas You - Tim Clark; O sistema Toyota de Produção: Além da produção em larga escala - Taiichi Ohno. Sites:
www.lean.org.br
www.endeavor.org.br
www.anjosdobrasil.net

ANOTE – Mercado de trabalho 2.0 – Saiba Como Você se Encaixa nessa Nova Realidade. 1º encontro Transformando ideias em negócios lucrativos com Lean Startup nesta terça-feira, 14, às 19h30, no anfiteatro do bloco 7, no campus Taquaral da Unimep, a ser ministrado por Sandra Elisabeth. A entrada é gratuita. Informações: Coordenação-Geral dos Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu da Unimep, com prof. Carlos Alberto Zem, pelo (19) 31241637 ou cazem@unimep.br


Texto: Stefanie Araujo
Fotos: Fábio Mendes/divulgação
Coordenação/edição de texto: Celiana Perina
Última atualização: 10/10/2014
registrado em: