Você está aqui: Página Inicial / Notícias / 2º Colóquio de Exercício Físico e Grupos de Risco promove palestras, debates e reencontro de profissionais

por Angela Rodrigues publicado 19/06/2019 05h00, última modificação 15/07/2019 16h43

Nessa terça-feira, 18, será promovido o 2º Colóquio de Exercício Físico e Grupos de Risco com profissionais da área de saúde, professores, alunos e ex-alunos do Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano (PPG-CMH) da Unimep. O evento, que tem como tema “Cuidados Necessários e Benefícios desta Prática” é aberto ao público em geral e será realizado no Auditório do bloco 7, campus Taquaral, das 9h às 21h. A iniciativa também tem como proposta promover o reencontro de docentes, pesquisadores e alunos que passaram pelo programa de pós-graduação.

As inscrições são gratuitas e limitadas. Os interessados podem se inscrever diretamente no site https://www.nupem.org/. Haverá entrega de certificado aos participantes.

A programação do Colóquio conta com palestras e debates sobre temas distintos relacionados à área do movimento humano. A programação completa pode ser consultada nesse link:  https://exerciciofisicoegr.wixsite.com/coloquioexercicio/programacao.

“O objetivo principal do evento é discutir a prática de atividade física para pessoas que se inserem em grupos de risco e, portanto, merecem atenção especial. Entre elas estão: pessoas com doenças crônicas, com deficiências, crianças, adolescentes e idosos”, destaca Rute Estanislava Tolocka, professora da Unimep e coordenadora do Núcleo de Pesquisa em Movimento Humano (Nupem), setor responsável pela organização do evento.

PROGRAMAÇÃO – O Colóquio tem início às 9h, com o credenciamento dos inscritos e abertura. A partir das 10h, será realizada a palestra “Importância da Prática Motora para Grupos de Risco”, apresentada por Eline Porto, com a coordenação de Edson Fernando da S. Simoneti. Na sequência, haverá exposição de pôsteres coordenada por Evelyn Dias de Oliveira e Dariadison Antunes. Essas apresentações serão avaliadas por uma equipe formada por doutores da área de movimento humano.

Às 13h30, a programação é retomada com a promoção da mesa redonda: “Importância da Prática de Exercícios Físicos para Crianças e Adolescentes”. Participam desse debate a coordenadora do curso de educação física e docente da Unimep, Pamela R. G. Gonelli; o professor da Faculdade de Educação Física da Unicamp, Ademir de Marco; a professora de educação física da Secretaria de Educação de Piracicaba, Priscila Lima Ferreira e o professor da Unianchieta, Vinicius Hirota. O debate será mediado por Ademir Testa e coordenado por Natalia Esposito.

Às 15h45, ocorre a mesa redonda “Programas Especiais, Nível de Atividade Física e Pessoas com Deficiência e/ou Doenças Crônicas Não Comunicáveis”, com Natalia Aparecida de Almeida, Anna Gabriela Silva Vilela Ribeiro e Lia Carla Gordon Lema. O encontro terá Jadson Oliveira como debatedor e Nathalia Sara Patreze, como coordenadora. Já às 17h45, será realizada a confraternização do corpo docente do Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano da Unimep, alunos dos cursos de mestrado e doutorado e profissionais que já passaram pelo programa. A atividade é coordenada por Dliony Lisboa Tenorio e Kelly Cristina Freire Siqueira.

No período noturno, a partir das 19h30, o Colóquio promove a palestra “Interdisciplinariedade, Exercício Físico e Grupos de Risco”, com a participação do professor Marcelo de Castro Cesar. A ação é coordenada pela professora Rozangela Verlengia. Na sequência, a professora da Unimep e coordenadora do Nupem, Rute Estanislava Tolocka, fará a avaliação do evento.

REALIZAÇÃO – As atividades que compõem a programação do Colóquio são organizadas pelos professores Denise Santos, Marcelo de Castro Cesar, Pamela Gonelli, Rozangela Verlengia e Rute Tolocka. O 2º Colóquio de Exercício Físico e Grupos de Risco é realizado pela equipe do Nupem, em conjunto com a Unimep e o Grupo de Estudos de Educação Física no Desenvolvimento Infantil (Geefidi).

ANOTE – 2º Colóquio de Exercício Físico e Grupos de Risco. Dia 18 de junho, das 9h às 21h, no Auditório do Bloco 7, campus Taquaral da Unimep (rodovia do Açúcar, km 156, Piracicaba). Inscrições gratuitas no https://www.nupem.org/  Mais informações sobre o evento podem ser consultadas no fone: (19) 3124-1515, ramal 1240.

Texto: Daniela Borges
Edição: Angela Rodrigues