Você está aqui: Página Inicial / Notícias / 3º Curso de Formação Básica em Direitos Humanos, promovido pelo NEPEDH, oferece aulas a 80 docentes da rede pública

por Angela Rodrigues publicado 15/09/2020 05h00, última modificação 16/09/2020 15h03

O Núcleo de Estudos e Programas em Educação e Direitos Humanos (NEPEDH) da Unimep, representado pelo seu coordenador, prof. Josué Adam Lazier (foto ao lado), realiza a 3ª edição do Curso de Formação Básica em Direitos Humanos. A iniciativa é direcionada aos professores da rede pública municipal de Piracicaba.

As aulas do curso tiveram início no dia 5 de agosto e reúnem 80 participantes em encontros virtuais realizados sempre às quartas-feiras, por meio da plataforma Moodle. As atividades do curso são coordenadas pelo prof. Lazier, e contam com a organização do prof. Artur Soares Castro, docente do curso de direito do campus Taquaral da universidade.

Ao longo de oito encontros on-line, os docentes da rede pública têm a oportunidade de participar de aulas expositivas e debates sobre temas como: conceitos e evolução dos direitos humanos; Constituição Brasileira; o processo de redemocratização no país; o impacto do sistema internacional de proteção dos direitos humanos na ampliação do conceito e da efetivação da cidadania; proteção das minorias e fortalecimento da democracia; refugiados e migrações; a anistia internacional; e os avanços e retrocessos na proteção dos direitos humanos, dentre outros.

As aulas são ministradas por docentes de cursos distintos da Unimep e palestrantes convidados, todos com pesquisas, estudos ou atuação relacionada à área de direitos humanos. Além das aulas, os participantes do curso também desenvolvem atividades complementares de leitura e escrita, voltadas à pesquisa e aos exercícios práticos das aulas.

DESAFIOS – Segundo destaca o coordenador do NEPEDH, o prof. Josué Lazier, o principal objetivo do curso é oferecer formação básica sobre o tema direitos humanos, por meio de encontros que proporcionem o conhecimento teórico necessários à compreensão do tema, permitindo que os alunos entendam, de forma abrangente e efetiva, a relevância e os desafios atuais relacionados aos direitos humanos, com reflexões críticas que coloquem o assunto à altura de sua importância para a atualidade.

“Muitas vezes, esse tema é sonegado ou mesmo distorcido pelo senso comum, e, por esse motivo, é extremamente importante e muito válido fornecer subsídios mínimos aos professores da rede pública municipal de ensino do Município de Piracicaba, para que eles possam lidar melhor com a temática no cotidiano de suas ações, tanto no relevante papel de educadores, quanto no de defensores dos direitos humanos”, aponta ele.

O coordenador lembra que a busca pela efetivação de direitos humanos sempre esteve presente no caminhar da história da humanidade, e que na atualidade, esses direitos contam com elaborados sistemas internacionais de proteção, tanto de âmbito global, quanto regional. “Contudo, a intolerância, caracterizada pelo avanço de posições radicais ao redor do mundo, colocam em risco diversos valores que permitiram a consolidação de certa estabilidade da ordem global em torno da universalização e efetivação dos direitos humanos”, afirma ele.

Em relação especificamente ao Brasil, Lazier lembra que o país, além de ser influenciado pelo cenário global, detém particularidades que culminam na constatação de diversos avanços e retrocessos na proteção dos direitos humanos.

“Com isso, revela-se imperioso promover a análise dos principais temas relacionados aos direitos humanos, levando-se em conta a sua definição, origem, evolução, classificação e mecanismos de proteção, a partir do que será possível aprofundar a discussão em relação a inúmeras questões suscitadas no cotidiano atual, na perspectiva do entendimento e dos impactos do tema para o efetivo exercício e ampliação da cidadania em nosso país, conforme os ditames da Constituição Federal de 1988”, destaca o professor.

Os próximos encontros do Curso de Formação Básica em Direitos Humanos serão realizados nos dias 9, 16 e 23 de setembro.

Ao final do curso, os docentes participantes que tiverem cumprido a carga horária exigida ao longo do curso receberão os diplomas de participação.

Texto: Assessoria de Comunicação e Imprensa Unimep
Fotos: banco de imagens e acervo Unimep
Última atualização: 04/09/2020