Você está aqui: Página Inicial / Notícias / 3º Fórum de Inclusão e Acessibilidade na Educação Superior é promovido no campus Taquaral

por Angela Rodrigues publicado 23/09/2018 05h00, última modificação 24/09/2018 18h52

21 de setembro é o Dia Nacional da Luta das Pessoas com Deficiência. Na Unimep, a data e a conscientização para a inclusão serão lembradas já a partir da próxima segunda-feira, 17. A partir dessa data e até o dia 21, ocorre no campus Taquaral da universidade, o 3º Fórum de Inclusão e Acessibilidade na Educação Superior. A iniciativa consiste na realização de atividades distintas como exposição fotográfica, apresentações de atividades esportivas e palestra (confira abaixo a programação). As ações são todas gratuitas e abertas a alunos e a toda comunidade.

O 3º Fórum de Inclusão e Acessibilidade na Educação Superior, realizado na universidade, compõe a programação do Setembro Verde, mês da inclusão da pessoa com deficiência, e da Semana Municipal da Luta da Pessoa com Deficiência. As ações são promovidas em parceria com a Prefeitura de Piracicaba; Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes) e Conselho Municipal de Proteção, Direitos e Desenvolvimento da Pessoa com Deficiência (Comdef).

Na Unimep, o Fórum de Inclusão e Acessibilidade é organizado por Tânia Valéria de Oliveira Scaranello, assessora para Inclusão e Acessibilidade da universidade. Segundo ela, a proposta do evento é dar visibilidade à luta das pessoas com deficiência e oferecer espaço de reflexão e acesso a informações que possibilitem às pessoas conhecerem importantes aspectos com relação à deficiência e as possibilidades de inclusão. “Acreditamos que a Inclusão não se faz sozinha, mas, a partir de estudos e práticas interdisciplinares que possibilitem à universidade cumprir o seu papel como agente de transformação social, a partir de um olhar para além do que está posto, na busca da superação de limites para o desenvolvimento de sujeitos autônomos, dotados de potencialidades e possibilidades”, destaca Valéria.

A realização do 3º Fórum de Inclusão e Acessibilidade na Educação Superior também marca a participação da Unimep na Campanha da Responsabilidade Social de Ensino Superior Particular, que ocorre no período de 17 a 22 de setembro.

PROGRAMAÇÃO – A programação do 3º Fórum de Inclusão e Acessibilidade na Educação Superior tem início no dia 17 (segunda-feira), com a abertura da exposição fotográfica do “Projeto InspirAção”, de Cacá Dominiquini. Nessa data, a partir das 20h, Cacá estará no campus Taquaral com as participantes da mostra fotográfica. As imagens podem ser conferidas na Galeria Unimep, campus Taquaral, até a próxima sexta-feira, 21, das 8h às 22h. A entrada é gratuita.

No dia 18 (terça-feira), no período das 20h40 às 21h, também na Galeria Unimep, ocorre a apresentação do grupo de karatê do Espaço Pipa Síndrome de Down. Os alunos serão acompanhados pelo prof. Moretti.

Já no dia 19 (quarta-feira), das 9h10 às 9h30, o grupo de massoterapeutas da Avistar, acompanhados do prof. Eduardo Azzini, estará na Galeria Unimep para atendimentos.

No dia 20 (quarta-feira), das 19h20 às 21h, será promovida a apresentação do projeto Basquete sobre Rodas II. A iniciativa consiste na apresentação de vivência de basquete sobre rodas, informações sobre as regras do jogo e simulação dos alunos do esporte nas cadeiras de rodas. A atividade acontece no Ginásio de Esportes do bloco 11, campus Taquaral da Unimep.

No dia 21 (sexta-feira), das 9h10 às 9h30,n a Galeria Unimep, haverá a apresentação de dança “Dupla sobre Rodas”, com Adriana Paggiaro e Amanda Moraes. Na mesma data, às 19h30, será realizada a apresentação de dança “Dupla sobre Rodas”. Na sequência, ocorre a palestra “Os Dez Anos da Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva”, ministrada por Débora Dainez, mestre em educação e doutora em psicologia educacional. A palestra ocorrerá no Auditório Verde, no bloco 2 do campus Taquaral. Será oferecido certificado de participação nessa atividade.

ANOTE – 3º Fórum de Inclusão e Acessibilidade na Educação Superior. De 17 a 21 de setembro, no campus Taquaral da Unimep (rodovia do Açúcar, km 157, Piracicaba). Todas as atividades são abertas e gratuitas. Informações: (19) 3124-1592.

Texto: Assessoria de Comunicação e Imprensa Unimep
Fotos: banco de imagens