Você está aqui: Página Inicial / Notícias / 3º Simpósio em Ciências do Movimento Humano apresenta pesquisas realizadas pelos alunos

por Angela Rodrigues publicado 03/06/2019 05h00, última modificação 03/06/2019 10h59

Para compartilhar o conhecimento produzido pelos alunos do Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano da Unimep (PPG-CMH), discentes e professores da disciplina de seminários de pesquisa promovem e participam do 3º Simpósio de Pesquisas em Ciências do Movimento Humano. O evento ocorre nessa quinta-feira, 30, a partir das 9h, no Anfiteatro do bloco 7, campus Taquaral. A entrada é gratuita, mas as inscrições estão esgotadas.

PROGRAMAÇÃO – O evento conta com a participação de profissionais das áreas de  educação física e fisioterapia. O primeiro palestrante do evento é o professor Luiz Carlos Alves Júnior, que no período das 9h30 às 10h, irá ministrar a palestra “Avaliação das capacidades físicas e funcionais de idosos”, tema de sua pesquisa no programa. Em seguida, o professor José Eustáquio de Souza Júnior, graduado em fisioterapia e aluno do programa, apresenta a pesquisa “Efeito agudo do exercício físico com restrição do fluxo sanguíneo sobre a pressão arterial e a frequência cardíaca de jovens”.

Após, a professora Anna Gabriela Silva Vilela Ribeiro fala sobre o trabalho “Uso da acelerometria na determinação do padrão de atividade física”, resultado dos estudos no PPG-CMH. Na sequência, o professor Tiago Volpi Braz, expõe dados da pesquisa “Utilização da variabilidade da frequência cardíaca na saúde da população”.

No período da tarde, a programação será retomada a partir das 13h, com a apresentação da pesquisa “Treinamento muscular inspiratório na melhora do desempenho físico em obesos”, da professora Tamires Alessa de Mori, doutoranda do programa. As atividades prosseguem com o professor Hugo Politano, com a apresentação do trabalho “Dermatoglifia: um instrumento de orientação para o exercício físico”.

Às 14h, participa do Simpósio o professor Felipe de Ornelas, com a palestra “Variabilidade da frequência cardíaca como estimativa de capacidade cardiopulmonar”, e na sequência, ocorre a apresentação do professor Bráulio Nascimento Lima, mestre em educação física pela Unimep e doutorando do PPG-CMH, que irá apresentar o estudo “Aplicabilidade da inteligência artificial para avaliação do movimento humano”.

O evento terá ainda a participação e apresentação do professor Alex Harley Crisp, doutor em alimentos e nutrição pela Unesp, que falará sobre a pesquisa: “Protocolo de um estudo controlado randomizado: efeito de um ano de intervenção com pacientes em fila de espera para a cirurgia bariátrica”. O encerramento do evento está previsto para às 15h30.

O 3º Simpósio de Pesquisas em Ciências do Movimento Humano da Unimep é organizado pelos alunos e docentes do PPG-CMH da Unimep, e conta com o apoio da coordenadora do programa, a professora Marlene Aparecida Moreno.

Mais informações podem ser obtidas nesse link: https://www.even3.com.br/3simposioppgcmh/

Texto: Daniela Borges
Edição: Angela Rodrigues