Você está aqui: Página Inicial / Notícias / 45% dos aprovados no Exame da OAB em Piracicaba são alunos graduados na Unimep

45% dos aprovados no Exame da OAB em Piracicaba são alunos graduados na Unimep

por Angela Rodrigues publicado 11/02/2021 05h00, última modificação 08/09/2021 15h05

O processo de aplicação do XXXI Exame de Ordem Unificado da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), conhecido entre os estudantes e profissionais da área de direito pela alta rigorosidade, também foi diferenciado em 2020 em virtude da pandemia e da necessidade de isolamento social. Mesmo assim, as duas etapas do Exame (a prova objetiva e prático-profissional) ocorreram e o resultado dos aprovados foi divulgado no último dia 11 de janeiro.  

Em Piracicaba, uma das cidades seccionais de aplicação do Exame da OAB, do total de 90 aprovados na 2ª etapa, 45% são alunos graduados na Unimep (Universidade Metodista de Piracicaba). 

O Exame da OAB é dividido em duas etapas. Na primeira fase, o candidato realiza uma prova objetiva, enquanto na 2ª fase, o exame é prático-profissional. Em 2020, os inscritos realizaram a prova objetiva em fevereiro, antes da isolamento, e participaram do exame prático-profissional no dia 6 de dezembro.  

Conforme destaca a professora Manuela Cibim Kallajian, coordenadora do Núcleo de Prática Jurídica (NPJ) da graduação e também coordenadora do curso de mestrado em direito da Unimep, além dos estudantes que comprovem estar matriculados nos dois últimos semestres da graduação em direito, também podem realizar o Exame da OAB os bacharéis graduados em anos anteriores.  

DIFERENCIAIS – Para a coordenadora do curso de direito da Unimep, a professora Renata Helena da Silva Bueno, o excelente desempenho alcançado pelos alunos de direito da Unimep nesta edição do Exame da OAB reflete os principais diferenciais da graduação: a vivência prática e o contato dos alunos com as demandas cotidianas da profissão já nos semestres iniciais do curso.  

Essas atividades ocorrem por meio de disciplinas específicas e a partir da realização de estágios e atividades desenvolvidas com a orientação de docentes no Núcleo de Prática Jurídica do Escritório Experimental, no Juizado Especial Cível, no Juizado Especial Criminal, no Setor de Conciliação Pré-Processual das Varas de Família e Sucessões da Comarca de Piracicaba, no Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania, além de em instituições públicas e privadas parceiras da graduação, por meio de convênios com a universidade. 

“As disciplinas práticas foram essenciais nesta conquista. Além disso, o corpo docente da graduação é altamente qualificado, experiente e atuante nas mais distintas áreas do direito. O corpo docente é composto por 46% de professores doutores e 54% de docentes mestres”, detalha Renata. 

 

Texto: Assessoria de Comunicação e Imprensa
Fotos: banco de imagens gratuito Freepik - Foto Racool Studio
Última atualização: 28/01/2021