Você está aqui: Página Inicial / Notícias / 46 estudantes, além de docentes, participam de simpósio em Curitiba

46 estudantes, além de docentes, participam de simpósio em Curitiba

por Universidade Metodista de Piracicaba — publicado 22/05/2014 08h47, última modificação 26/04/2016 15h51

Um grupo de 46 alunos dos cursos de direito dos campi Taquaral e Lins participaram como ouvintes, nos últimos dias 1 a 3 de maio, do 11º Simpósio Nacional de Direito Constitucional, promovido pela Academia Brasileira de Direito Constitucional - ABDConst, em Curitiba, Paraná. Além dos universitários, também estiveram presentes os docentes da graduação José Renato Martins (foto), coordenador do curso de direito do campus Taquaral, e Eduardo Luiz Leite Ferraz.

“Os estudantes demonstraram enorme satisfação pela participação no evento e registraram seus propósitos de retornarem em 2016, bem como, divulgarem-no entre os colegas. Todos manifestaram que as conferências, os trabalhos e oficinas foram de grande importância para o aprendizado acadêmico”, destaca ele.

PREMIAÇÃO

No simpósio, Martins teve o trabalho acadêmico científico A Tutela Penal Ambiental no Direito Brasileiro: Abordagem da Problemática Social sob a Ótica das Garantias Constitucionais, elaborado em março e abril, reconhecido como o melhor do eixo temático Garantias Constitucionais e Processo e Direito Penal. Martins conta que foram enviados à academia 179 trabalhos acadêmico-científicos, dos quais 24 foram aprovados para três eixos temáticos. No grupo em que o projeto do docente foi destaque foram avaliados 7 trabalhos jurídicos.

“O objetivo foi tecer considerações sobre a tutela penal ambiental no Direito brasileiro, particularmente, em relação à Lei de Crimes Ambientais - Lei nº 9.605/98, partindo-se de breve análise da problemática ambiental, tendo o meio ambiente como objeto de proteção jurídica, analisando-se o emprego do direito penal para a proteção desse bem jurídico e os instrumentos dogmáticos próprios dessa ciência, e concluindo-se, ao final, reflexiva e criticamente sobre o tema”, destaca o professor, que já foi premiado neste evento também em 2012.

Texto: Angela  Rodrigues
Fotos: Fábio Mendes/Banco de imagens