Você está aqui: Página Inicial / Notícias / 48ª Semana Jurídica do campus Taquaral terá palestras, debates e atividades gratuitas

48ª Semana Jurídica do campus Taquaral terá palestras, debates e atividades gratuitas

por Angela Rodrigues publicado 23/10/2019 03h00, última modificação 23/10/2019 19h51

A 48ª Semana Jurídica do Curso de Direito do Taquaral, que ocorre do dia 21 ao dia 25 de outubro, propõe atividades diversificadas aos alunos do curso e público externo em distintos horários no campus Taquaral. As atividades contam com a representante do curso de direito da Unimep, a coordenadora Renata Helena da Silva Bueno, e professores do curso em cada dia do evento. As ações serão promovidas em datas, horários e locais distintos (confira abaixo a programação).

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas diretamente no link www.unimep.br/palestras/.  

As atividades ocorrem em locais distintos do campus: na Sala Vermelha do Teatro Unimep, e também no Auditório Verde do bloco 2, campus Taquaral.

Acompanhe a programação:

Dia 21 (segunda-feira), na Sala Vermelha do Teatro Unimep – Abertura: Palestra “Fake News: direito à informação e participação como instrumento para o desenvolvimento social”, no Teatro Unimep às 19h30. A atividade é ministrada pelo coordenador do colégio de professores da ABDConst (Academia Brasileira de Direito Constitucional), Rene Erick Sampar, e pelo professor da ABDConst e do Instituto Romeu Felipe Bacellar, Sandro Marcelo Kozikoski. Estarão presentes os professores José Renato Martins e Manuela Cibim Kallajian.

Dia 22 (terça-feira), na Sala Vermelha – Palestra “Responsabilidade por erro médico e odontológico”, às 8h, na Sala Vermelha do Teatro Unimep, com o advogado e coordenador da Pós-Graduação em Direito Médico e Hospitalar da Escola Paulista de Direito, Marcos Vinicius Coltri. Além da coordenadora, Renata, participam os professores da graduação: Cesar Maurício Zanluchi e Cristhiane Martins Schmdit.

Dia 23 (quarta-feira), Sala Vermelha – Ocorrem distintos painéis no período da noite na Sala Vermelha do Teatro Unimep. O 1º painel: “Juizados Especiais Cíveis”, acontece das 8h às 9h, pelo portal Acesso ao Cidadão. A atividade é ministrada pelo Juiz Auxiliar da 34ª Circunscrição Judiciária, Guilherme Lopes Alves Lamas, que atua na Vara do Juizado Especial Cível e Criminal e pela Diretoria do CEJUSC (Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania).  O 2º Painel “Mediação e Conciliação” ocorre das 9h às 10h, com a coordenadora do CEJUSC, Fabiane Parente Teixeira Martins. Já o 3º Painel “Conhecendo seu espaço”, das 10h às 11h, conta com a coordenadora do Escritório Experimental, Rosa Maria Furoni. O professor João Miguel da Luz Rivero representa o curso de direito na ocasião, com os professores Wladyr Benedicto Bueloni Júnior, Renata Rivelli M. dos Santos, Sandra Regina Pires.

Na mesma data, às 19h30, ocorre a palestra “A balística forense: simulações computacionais e aplicabilidade na perícia” no Teatro Unimep, ministrada pelo policial civil e professor da academia de Polícia Civil do Estado de São Paulo, Marcio Luiz Teixeira de Camargo Barhun, e o professor do programa de Pós-Graduação em Biologia Buco-Dental da FOP (Unicamp), Alexandre Rodrigues Freire. A representante dos professores nessa atividade é Cristhiane Martins Schmdit.

Dia 24 (quinta-feira) – De manhã, das 8 às 9h, ocorre o Tribunal do Júri “Passo a passo”, com o advogado e professor de processo penal e direito penal na graduação em direito e do mestrado em direito da Unimep, Willey Lopes Sucasas, junto a alunos graduados pelo curso de direito. Das 9h às 11h, acontece o júri simulado com base em caso real, com os professores André Camargo Tozadori e Miguel A. Ciavarelli, junto aos alunos. Ambos ocorrem no Auditório Verde do bloco 2.

Das 19h30 às 20h15, no Teatro Unimep, ocorre o passo a passo do Tribunal do Júri, com Willey Lopes Sucasas, o juiz de Direito Luiz Antônio Cunha e alunos concluintes da graduação na Unimep. Das 20h15 às 22h, ocorre Júri Simulado baseado em casos reais. Representam os professores do curso de direito, André Camargo Tozadori e Miguel Ângelo Nogueira Ciavarelli dos Santos.

Dia 25 (sexta-feira) – nessa data, ocorre evento com o tema “Advocacia na recuperação judicial e administração judicial na recuperação – casos concretos”. A primeira palestra, “Advocacia na recuperação judicial”, ocorre às 8h no Auditório Verde (bloco 2) com o advogado e embaixador do IBAJUD (Instituto Brasileiro de Administração Judicial), Otto Gübel. Em seguida, haverá a palestra “Administração judicial na recuperação”, com o presidente da Comissão de Estudos em Falência e Recuperação Judicial da OAB/Campinas e Membro do Instituto Brasileiro de Estudos de Recuperação de Empresas (IBR), Fernando Pompeu Luccas. Estarão presentes as professoras Karina Teresa da Silva Maciel e Juliana Pagotto Ré.

À noite, a partir das 19h30, ocorre Simulação de Perícia em Local de Crime das 19h30 às 21h30, no Teatro de Arena, Galeria Unimep, com o conselheiro municipal do Conselho Municipal de Saúde Piracicaba e delegado regional de Piracicaba do Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo, Ricardo Tedeschi Matos, e a coordenadora do evento e professora da Unimep, Cristhiane Martins Schmdit. Os docentes do curso de direito, Eduardo Alberto Pinca e José Luiz Joveli, estarão presentes.

Atendimento real – Por meio do convênio do curso de direito da Unimep com o Tribunal de Justiça, os atendimentos à população pelo Escritório Experimental serão realizados no laboratório de informática do bloco 5, campus Taquaral, nos dias 23 e 24 de outubro. Na quarta-feira, 23, o atendimento ocorre das 10h às 12h, e das 13h30 às 16h30. Já na quinta-feira, 25, os atendimentos serão realizados das 9h30 às 12h, e das 13h30 às 16h30. O professor de direito da Unimep e coordenador do Juizado Especial Cível e Criminal da Comarca de Piracicaba, Wladyr Bueloni Jr, coordenará a atividade.

ANOTE – 48ª Semana Jurídica do Curso de Direito do campus Taquaral. Dias 21 a 25 de outubro em horários e locais distintos do campus Taquaral (rodovia do Açúcar, km 156, Piracicaba). Inscrições gratuitas no portal www.unimep.br/palestras/.  

 

Texto: Daniela Borges
Fotos: Renato Petean/Leonardo Zimmerman
Última atualização: 16/10/2019