Você está aqui: Página Inicial / Notícias / 4ª edição do Unimep na Comunidade ocorre no sábado, 17

4ª edição do Unimep na Comunidade ocorre no sábado, 17

por Universidade Metodista de Piracicaba — publicado 16/05/2014 07h17, última modificação 26/04/2016 15h51

Aproximadamente 180 alunos e 20 professores de distintos cursos de graduação da Unimep se reunirão neste próximo sábado, 17, das 9h às 13h, para desenvolver várias atividades de cidadania. Trata-se da quarta edição do programa de extensão Unimep na Comunidade, que envolve ações locais, regionais e nacionais e neste edição tem como tema Ação pela Cultura de Paz. Na ocasião os unimepianos irão promover voluntariamente ações nas áreas da educação, saúde, comunicação, arte e cultura e direitos humanos aos moradores do bairro Novo Horizonte, em Piracicaba. As atividades ocorrerão na Escola Estadual Prof. Francisco Mariano da Costa, localizado à rua Laura Fernandes C. Ferrari, 47.

AÇÕES

Dentre as ações gratuitas direcionadas aos moradores do bairro, estão orientação jurídica, distribuição de livros, oficina de reaproveitamento de alimentos, aferição de pressão, teste de glicemia, orientação nutricional, de fisioterapia e fonoaudiologia, além de exibição e debate de filmes, exposição de fotografia e atividades educativas e pedagógicas.

Segundo a docente Márcia Aparecida Lima Vieira (foto), coordenadora de projetos de extensão do Nepep - Núcleo de Estudos e Programas em Educação Popular da Unimep, e uma das apoiadoras da iniciativa, a formação dos estudantes teve início em fevereiro.

“O aluno tem a oportunidade de vivência da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão na interação dialógica entre distintas áreas do saber. Atuar em projetos e ações e programas de extensão dinamizam a formação dos estudantes, que têm a oportunidade de colocar à prova, na prática com as comunidades, o conhecimento adquirido. Este conhecimento retorna à instituição com novas questões advindas da experiência prática”, afirma Márcia.

Também para a comunidade atendida são estabelecidas parcerias que favorecem a elaboração de outros projetos. “É uma ação de efetiva parceria. Os alunos da escola e as pessoas da comunidade frequentam a universidade antes do projeto e retornam depois para passar um dia, conhecer distintos espaços, perceber a instituição como um espaço público e visitar a exposição fotográfica feita por eles durante todo o evento”, acrescenta ela.

O programa Unimep na Comunidade é promovido pela Coordenadoria de Extensão e Assuntos Comunitários e conta com o apoio do Conselho Municipal de Saúde, da Câmara de Piracicaba, do Lions Clube Noiva da Colina e da Escola Estadual Prof. Francisco Mariano da Costa.

ANOTE – Unimep na Comunidade. Dia 17 de maio, sábado, na Escola Estadual Prof. Francisco Mariano da Costa, à rua Laura Fernandes C. Ferrari, 47, bairro Novo Horizonte, Piracicaba. Informações: (19) 3434-9198.

Texto: Angela Rodrigues
Fotos: Fábio Mendes