Você está aqui: Página Inicial / Notícias / 4º Fórum de Inclusão e Acessibilidade da Unimep promove atividades gratuitas

4º Fórum de Inclusão e Acessibilidade da Unimep promove atividades gratuitas

por Angela Rodrigues publicado 18/09/2019 05h00, última modificação 19/09/2019 20h52

A Assessoria para Inclusão e Acessibilidade da Unimep realiza de 16 a 20 de setembro o 4º Fórum de Inclusão e Acessibilidade na Educação Superior. “Por Uma Educação Inclusiva” é tema do evento que ocorre no campus Taquaral, em Piracicaba, e no campus Santa Bárbara d’Oeste e terá palestras, treinamentos e apresentações em distintos horários, destinados ao público externo e à comunidade acadêmica. As atividades são todas gratuitas.

“A inclusão se faz a partir de estudos e práticas interdisciplinares que possibilitam à universidade ser agente de transformação social no desenvolvimento de sujeitos autônomos, dotados de potencialidades e possibilidades”, destaca Valéria Scaranello, assessora para inclusão e acessibilidade da Unimep.

PROGRAMAÇÃO – Atividades distintas como palestras, apresentações de dança e coral, apresentação de grupo de karatê, exposições e oficinas estão na programação do evento. As ações ocorrem em locais, horários e datas distintas. A programação completa pode ser consultada nesse link.

Ao longo da realização do Fórum, será realizada a “Exposição de Tecnologias Assistivas” no espaço da recepção geral, bloco administrativo, com o apoio da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Santa Bárbara d’Oeste), da Associação de Atendimento à Pessoas com Deficiência Visual de Piracicaba (Avistar ) e da equipe de paratletas de Rugby.

PROFESSORES E FUNCIONÁRIOS – Especialmente para docentes e funcionários da universidade, serão promovidas iniciativas distintas. As atividades ocorrem no campus Taquaral; Na segunda-feira, 16, haverá a abertura do evento com a participação da equipe da Pastoral Universitária e da Reitoria, e a divulgação do guia informativo “Por Uma Educação Inclusiva”, assinado por Valéria Scaranello, e o café sensorial, realizado com o apoio do curso de gastronomia da Unimep e da Avistar. Na terça-feira, 17, será oferecido o treinamento “Por uma educação inclusiva: ressignificando o olhar para a pessoa com deficiência”, com Valéria Scaranello.

Já na quinta-feira, 19, acontece o treinamento “A Inclusão da Pessoa com Deficiência no Trabalho” com Helena Pio, da Apae de Santa Bárbara d’Oeste; Janete Filleti Albino, psicóloga na Apae de Santa Bárbara d’Oeste, e Rebeca Fialho Maniezzo, psicóloga.

Mais informações sobre o 4º Fórum de Inclusão e Acessibilidade na Educação Superior podem ser consultados no fone (19) 3124-1592 e e-mail: inclusao@unimep.br

Texto: Daniela Borges
Edição: Angela Rodrigues