Você está aqui: Página Inicial / Notícias / 50 alunos da pós e da graduação participam de estudos na Espanha

50 alunos da pós e da graduação participam de estudos na Espanha

por Universidade Metodista de Piracicaba — publicado 04/08/2014 07h19, última modificação 26/04/2016 15h51

Um grupo de 50 alunos de distintos cursos de graduação e de pós-graduação da Unimep, acompanhados por dois docentes, irá entre os dias 10 a 18 de outubro nas cidades de Madri e Sevilha, na Espanha. Eles participam da 9ª Semana de Estudos no Exterior – Espanha do curso de negócios internacionais e 3ª Semana de Estudos Brasil – Espanha do Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA) da Unimep. A iniciativa é organizada pelas coordenações dos cursos de negócios internacionais, do Programa de Mestrado Profissional em Administração, MBA da área de gestão e negócios e pela Assessoria para Assuntos Internacionais.

No roteiro dos unimepianos estão palestras, seminários, visitas técnicas e também dias livres para conhecer a cultura espanhola e alguns pontos turísticos. Os alunos serão acompanhados pelo docente Antonio Carlos Giuliani, coordenador do PPGA, e por Marcelo Leite, coordenador da Assessoria para Assuntos Internacionais.

VIVÊNCIA

A semana de estudos na Espanha é a primeira viagem internacional de Isabela Pigatto, do 3º semestre do curso de NI. “Na vida profissional, o que se leva em consideração são conhecimento e experiência. Por trabalhar com importação e exportação, estou em contato com outros países e essa semana no exterior irá proporcionar mais conhecimento. Madri e Sevilha são cidades maravilhosas, repleta de histórias e diferentes culturas. Essa vivência irá enriquecer minha vida quanto o meu currículo”, conta.

A opinião é compartilhada por Maria Helena Bernardo Myczkowski, aluna do curso de doutorado em administração da Unimep e docente na área de marketing, que conhece o México por intermédio da iniciativa.

“A viagem traz a oportunidade de ter contato com outros hábitos e ampliar nossa percepção sobre a vida. Sem dúvida, o ganho é profissional e pessoal. Além disso, o convívio, o aprendizado profissional e a possibilidade de trocas nos permite desenvolver um grande diferencial no mercado de trabalho. Sem dúvida, esses fatores alicerçam uma boa educação”, afirma ela.

Dentre os participantes do grupo que visitará a Espanha, também está o aluno do mestrado em administração, João Arena, que é professor e consultor. Para Arena, a semana de estudos significa um enriquecimento de informações e novidades para os seus alunos.

Já Patrícia Eun Gi Ham, aluna do 1º semestre de NI, está ansiosa para a viagem. “É a chance de entrar em contato com uma cultura diferente, um modo de atuar nos negócios internacionais diferentemente, fato que me proporcionará uma melhor maneira de atuar no mercado de trabalho”, afirma a universitária.

DIFERENCIAL

De acordo com o coordenador do PPGA, o prof. Antonio Giuliani (foto), o diferencial da experiência para os alunos da pós-graduação será o relacionamento com docentes e alunos de mestrado da Universidade de Sevilha.

“Além da parte acadêmica, eles visitarão empresas e poderão verificar estratégias que podem servir de exemplos para suas pesquisas. Além de trocar metodologias de pesquisas e confrontar o aspecto cultural e econômico”, destaca Giuliani.

Já a profª Regina Célia Faria Simões, coordenadora dos cursos de negócios internacionais e comércio exterior, fala sobre os resultados para os estudantes da graduação: “ certamente eles poderão agregar conhecimentos com a participação nas palestras e seminários; conhecer realidades com as visitas técnicas e ter experiências sobre como conviver com outra cultura”.

Texto: Angela Rodrigues
Fotos: Fábio Mendes/banco de imagens