Você está aqui: Página Inicial / Notícias / 5ª Jornada Educação Matemática começa na quarta-feira, 3

5ª Jornada Educação Matemática começa na quarta-feira, 3

por Universidade Metodista de Piracicaba — publicado 30/10/2010 12h44, última modificação 26/04/2016 15h46

A 5ª Jornada Educação Matemática (Joem)  ocorre nos dias 3, 4 e 5 de novembro no campus Centro da Unimep – Universidade Metodista de Piracicaba. O evento é aberto a todos os interessados e acontece, das 19h20 às 22h. As inscrições devem ser feitas no dia 3, entre 18h e 19h30, na sala ao lado do Anfiteatro do 3° andar, campus Centro. A taxa para inscrição é de R$10. Será emitido certificado de participação. 

A palestra de abertura tem como tema Após da Graduação em Matemática-Licenciatura, e será ministrada no dia 3 pela professora de matemática da Unesp (Universidade de São Paulo), Adriana César de Mattos. Já no dia 4, haverá um mini-curso com o professor de matemática, também da Unesp de Rio Claro, Claudemir Murari. Ele fala sobre o tema Explorando Conceitos Geométricos com o Uso de Espelhos e Caleidoscópios. 

No dia 5, na palestra de encerramento,  ocorre a palestra Modelagem Matemática, com a professora da Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop), Regina Helena de Oliveira Lino Franchi. Os eventos dos dias 3 e 4 acontecem no Anfiteatro do 3° andar.
 Já no dia 5, será no Salão Nobre. 

“A modelagem matemática, que será discutida na palestra de encerramento, é um assunto que está em pauta na atualidade, já que se trata de um novo segmento para se ensinar a matemática. Escolhe-se um caso da sociedade e se prevê os resultados por meio de números”, conta o aluno do 6° semestre de licenciatura em matemática, Danilo Rodrigo Alves, 20, que coordena a organização do evento juntamente com alunos do 4° e do 6° semestres.

PALESTRANTES  

Adriana Cesar de Mattos foi coordenadora do curso de licenciatura em matemática na Unimep até agosto de 2009. Atualmente, é professora da Unesp - Rio Claro. Atua na linha de pesquisa: educação matemática e sociedade. Caludemir Murari é graduado em matemática desde 1975 e pós-graduado desde 1983. Ele é professor universitário e pesquisa geometria, espelhos e caleidoscópios, simetrias, pavimentações do plano e softwares educacionais. 

Regina Helena Franchi possui bacharelado e licenciatura em matemática pela Universidade Estadual de Campinas e é pós-graduada desde 1993. Tem experiência na área de educação matemática em níveis fundamental, médio e superior.
 

ANOTE – 5ª Jornada Educação Matemática (Joem) no próximo dia 3, 4 e 5 de novembro. O evento acontece das 19h20 às 22h no anfiteatro do 3° andar, campus Centro da Unimep, nos dias 3 e 4. Já a palestra do dia 5 será ministrada no salão Nobre, também no campus Centro. Inscrições devem ser feitas no dia 3, entre 18h e 19h30, na sala ao lado do anfiteatro do 3° andar, no valor de R$10. Mais informações: pelo e-mail daralves@unimep.br.


Texto:
Larissa Molina
Edição: Celiana Perina
Fotos: Fábio Mendes 
Última atualização: 30/10/2010 

registrado em: