Você está aqui: Página Inicial / Notícias / 5º Fórum das Tradições: discussões, mostras e apresentações culturais

5º Fórum das Tradições: discussões, mostras e apresentações culturais

por Universidade Metodista de Piracicaba — publicado 02/08/2012 12h53, última modificação 26/04/2016 18h48

Com a proposta de preservar e fortalecer as manifestações populares de Piracicaba, ocorre ao longo de todo o mês de agosto o 5º Fórum das Tradições Populares do município. A  iniciativa é realizada pela Prefeitura Municipal, por meio das secretarias de Ação Cultural e Turismo, Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural (Codepac); pela Universidade Metodista de Piracicaba (Unimep), por meio da Faculdade de Comunicação (Facom), do Centro Cultural Martha Watts e do Núcleo Universitário de Cultura (NUC); e o Núcleo das Tradições (Nutra) e Centro de Folclore de Piracicaba.

Na universidade, as atividades serão promovidas no Centro Cultural Martha Watts e no NUC (confira a programação abaixo). “Ao participarmos da organização deste evento visamos que os cidadãos piracicabanos construam o conhecimento a valorização e o pertencimento à cultura tradicional da cidade\", destaca Joceli Lazier, coordenadora do CCMW. 

Já os professores e alunos da Faculdade de Comunicação da Unimep participam do Fórum desde a primeira edição, em 2008. De acordo com o professor Victor Kraide Corte Real (foto), o envolvimento com a comunidade e a valorização da cultura local é um compromisso da universidade. 

“No caso específico dos cursos de comunicação, essa atividade de extensão representa uma excelente oportunidade de colocar em prática muitas das discussões e dos conteúdos trabalhados em sala de aula, visando enriquecer a formação dos alunos a partir do contato com representantes tradicionais das ricas manifestações folclóricas da cidade\", afirma o professor. 

PROGRAMAÇÃO 

O evento começa no dia 3, quando será aberta no Armazém 14 A do Engenho Central, a exposição itinerante Guardiões do Rio Piracicaba. Por meio da apresentação de banners, a exposição tem o objetivo de reavivar a figura do caipira ribeirinho desenvolvendo a integração, conscientização e sensibilização dos cidadãos sobre o uso do Rio Piracicaba, por meio do simbolismo da luta ambiental contido nas obras do artista Elias Rocha, conhecido popularmente como Elias dos Bonecos. 

No dia 17, às 19h30, no Auditório Verde no Campus Taquaral da Unimep (Universidade Metodista de Piracicaba) ocorre o Painel Acadêmico Saberes e Fazeres, que contará com mediação do professor  Corte Real e participação dos pesquisadores Antônio Filogênio de Paula Junior, Cristina Schimidt e José Carlos de Moura. 

No dia seguinte, 18, o Largo dos Pescadores da Rua do Porto recebe a partir das 9h, a apresentação de grupos de tradição popular, como congada, batuque de umbigada, samba-lenço, capoeira e cururu. No dia 19, também a partir das 9h, na Irmandade São Benedito, no Largo dos Pescadores, ocorre a celebração da Missa Caipira. 

No dia 20, a exposição itinerante Guardiões do Rio Piracicaba tem início no Centro Cultural, que promove no mesmo dia, às 19h30, o Painel Fazedores Dedo de Prosa. Já no dia 31, a programação encerra-se com o Painel Cidadão Futuro das Tradições, a partir das 19h30, no Sesc Piracicaba.

O Fórum também conta com o apoio de Sesc, Coletivo Piracema, Fora do Eixo, Ponto de Cultura Educomunicamos, Pira 21, Lao Bar Bistrô Lugar, Tragatralha Cia. de Teatro e Ponto de Cultura Garapa. Outras informações podem ser obtidas no http://tradicaopiracicaba.wordpress.com 



Edição: Assessoria de Comunicação e Imprensa
Fotos: Fábio Mendes e Matheus Calligaris
Edição/jornalista responsável: Celiana Perina
Última atualização: 02/08/2012

 

registrado em: