Você está aqui: Página Inicial / Notícias / A arte moderna de Lílian Françoso em cores e formas no Taquaral

A arte moderna de Lílian Françoso em cores e formas no Taquaral

por Universidade Metodista de Piracicaba — publicado 15/02/2008 23h00, última modificação 26/04/2016 15h44

Alertar sobre à necessidade da preservação ambiental é a proposta da artista piracicabana Lílian Françoso, 45, (foto ao lado) em sua mais recente empreitada: a mostra itinerante “Terra Brasil 2 – Celebração da Natureza”, com abertura marcada para sábado, 16, no hall do prédio administrativo do campus Taquaral da Unimep. Na iniciativa estão reunidos 20 painéis em estilo moderno – incluindo mandalas – produzidos em óleo sobre tela, aquarela e elementos naturais e sete esculturas de madeira. “Terra Brasil 3” abre o calendário 2008 de exposições da Unimep  e permanece até 29 de fevereiro. A entrada é gratuita.

Pela primeira vez no campus, a mostra mantém a essência e a preocupação artística de ressaltar a importância da natureza, sobretudo das árvores, com quatro obras inéditas. Uma delas é a série de oito paisagens “Reservas de Vida”, sobre o meio ambiente, que apresenta árvores, dunas e parques nacionais. Ela foi inspirada no livro australiano “Ecologia: o Modo Ponderado de Explicar às Crianças a Preservação do Meio Ambiente” (1998), dos autores Margaret Dunkle e Robert Ingpen.

Igualmente inéditas são “Mandala”, produzida com sementes de árvores da região de Piracicaba e duas esculturas de papel machê sem título. “Procuro me expressar de forma eclética, unindo várias linguagens. Gosto de mesclar cores e elementos, mas mantenho a tendência de ser mais clara e objetiva possível”, afirma Lílian, sobre as suas novas criações.
Entre as obras já conhecidas do público, destaque para “Grande Muralha”, em óleo sobre tela, criada a partir de uma viagem na qual a artista pôde contemplar a Amazônia. “É uma imensa parede verde, tal como uma muralha. São impressões e visões que se devem guardar para sempre”, descreve. Lilian também retratou árvores inspiradas em espécies centenárias existentes em Piracicaba, como ipês, flamboaiãs e mangueiras.

PERFIL – Autodidata, Lílian Françoso está há 13 anos em contato com a pintura. Suas primeiras manifestações artísticas surgiram ainda na infância. Apaixonada por desenhos, ela criava mosaicos coloridos, inspirada nos cenários e pessoas que a rodeavam. A profissionalização como artista veio em 1995, período em que fez sua própria leitura da arte, descobrindo temáticas e universos variados. Já participou de mais de 40 exposições entre individuais e coletivas.

ANOTE - “Terra Brasil 2 – Celebração da Natureza”, de Lílian Françoso. De 16 a 29 de fevereiro, no hall do prédio administrativo do campus Taquaral da Unimep (Rodovia do Açúcar, km 156), Piracicaba. Visitas de segunda a sexta, das 7h30 às 22h e aos sábados, das 7h30 às 16h. Entrada gratuita.

Foto: Thiago Altafini

Última atualização: 16/02/2008

registrado em: