A arte moderna de Lílian Françoso em cores e formas no Taquaral
Alertar sobre à necessidade da preservação ambiental é a proposta da artista piracicabana Lílian Françoso, 45, (foto ao lado) em sua mais recente empreitada: a mostra itinerante Terra Brasil 2 Celebração da Natureza, com abertura marcada para sábado, 16, no hall do prédio administrativo do campus Taquaral da Unimep. Na iniciativa estão reunidos 20 painéis em estilo moderno incluindo mandalas produzidos em óleo sobre tela, aquarela e elementos naturais e sete esculturas de madeira. Terra Brasil 3 abre o calendário 2008 de exposições da Unimep e permanece até 29 de fevereiro. A entrada é gratuita.
Pela primeira vez no campus, a mostra mantém a essência e a preocupação artística de ressaltar a importância da natureza, sobretudo das árvores, com quatro obras inéditas. Uma delas é a série de oito paisagens Reservas de Vida, sobre o meio ambiente, que apresenta árvores, dunas e parques nacionais. Ela foi inspirada no livro australiano Ecologia: o Modo Ponderado de Explicar às Crianças a Preservação do Meio Ambiente (1998), dos autores Margaret Dunkle e Robert Ingpen.
Igualmente inéditas são Mandala, produzida com sementes de árvores da região de Piracicaba e duas esculturas de papel machê sem título. Procuro me expressar de forma eclética, unindo várias linguagens. Gosto de mesclar cores e elementos, mas mantenho a tendência de ser mais clara e objetiva possível, afirma Lílian, sobre as suas novas criações.
Entre as obras já conhecidas do público, destaque para Grande Muralha, em óleo sobre tela, criada a partir de uma viagem na qual a artista pôde contemplar a Amazônia. É uma imensa parede verde, tal como uma muralha. São impressões e visões que se devem guardar para sempre, descreve. Lilian também retratou árvores inspiradas em espécies centenárias existentes em Piracicaba, como ipês, flamboaiãs e mangueiras.
PERFIL Autodidata, Lílian Françoso está há 13 anos em contato com a pintura. Suas primeiras manifestações artísticas surgiram ainda na infância. Apaixonada por desenhos, ela criava mosaicos coloridos, inspirada nos cenários e pessoas que a rodeavam. A profissionalização como artista veio em 1995, período em que fez sua própria leitura da arte, descobrindo temáticas e universos variados. Já participou de mais de 40 exposições entre individuais e coletivas.
ANOTE - Terra Brasil 2 Celebração da Natureza, de Lílian Françoso. De 16 a 29 de fevereiro, no hall do prédio administrativo do campus Taquaral da Unimep (Rodovia do Açúcar, km 156), Piracicaba. Visitas de segunda a sexta, das 7h30 às 22h e aos sábados, das 7h30 às 16h. Entrada gratuita.
Foto: Thiago Altafini
Última atualização: 16/02/2008