Você está aqui: Página Inicial / Notícias / A importância da teoria no ensino universitário

A importância da teoria no ensino universitário

por Universidade Metodista de Piracicaba — publicado 09/06/2014 12h45, última modificação 26/04/2016 15h51

A UNIMEP, que completa 50 anos, nasceu em uma época marcada sob o espírito da luta pela liberdade de expressão. Este fato foi essencial para que esta capacidade de provocar o pensamento crítico no aluno permeasse a vida dos mestres que ali estão hoje. Inspirados pelo ideal de transformar o estudante recém-chegado em um cidadão repleto de habilidades e atitudes, o incansável dom de ensinar tem transformado nossa comunidade em um lugar melhor para se viver. E, quando se pensa num mundo melhor, o único caminho sustentável que visualizamos é a Educação.

Um dos papéis fundamentais que considero na UNIMEP é sua missão de atuar como agente estimulador do discernimento. É fazer com que os alunos, ao concluírem seus cursos, atuem como agentes de mudança na sociedade. Sinto muito orgulho em ter sido aluno desta universidade que se destaca no Estado de São Paulo por oferecer um ensino de qualidade, formando profissionais que hoje ocupam posições de liderança em várias partes do País.

A qualidade do ensino superior está relacionada ao valor que se atribui à teoria. Os primeiros anos que o estudante passa na faculdade tem a orientação de fomentar a teoria que servirá de fundação para os anos posteriores da prática. E para ser bem-sucedido não se pode perder um minuto sequer das palavras daquele mestre que lá está compartilhando o seu saber. Há que se valorizar mais a teoria pois ela é a indutora da reflexão do profissional.

A prática requer a tecnicidade da execução. No entanto, ao aliar a teoria à experiência, tem-se uma visão estratégica que confere resultados superiores. E absorver a teoria significa fazer perguntas. Ter dúvidas é algo que pode enriquecer o saber desde que sejam endereçadas perguntas pertinentes. Entendemos o quão competitivo pode ser um profissional quando ele apresenta questionamentos relevantes, daqueles que agregam uma nova forma de ver a situação e endereçar boas soluções.

Como um empreendedor corporativo, aprendi que temos que nos sentir como donos do negócio. Esta condição traz um senso de responsabilidade tal que a tomada de decisão é antecedida por uma reflexão mais complexa que naturalmente sempre me levou a perguntar sempre. E assim entendi o quão importante a teoria se mostrou em minha carreira.

Que os empreendedores do nosso futuro possam se abrir para entender a importância da teoria no ensino e assim reconhecer que as palavras proferidas pelos mestres podem agregar valor para toda uma vida. Quem reconhece este valor, chega muito mais longe.

Luiz Carlos Calil
Presidente da Caterpillar Brasil