A importância de receber feedbacks e não levar para o lado pessoal
Já dizia Aristóteles: o homem é um animal social. Como tal, lidamos com pessoas que possuem comportamentos, visões e ideais que divergem dos nossos. Fato que muitas vezes, nos torna passíveis de críticas. No ambiente de trabalho, é imprescindível não levar críticas para o lado pessoal, o que nem sempre é algo fácil. Como conta Edgar Pereira Jr., docente do curso de psicologia da Unimep: muitas pessoas não estão preparadas para processos de avaliação ou feedback. Seja porque o avaliador não sabe dar o feedback de maneira construtiva e cuidadosa, seja porque o avaliado já recebe a crítica de maneira negativa e defensiva.
Receber um feedback assertivo com a mente aberta, conversar sobre a questão com quem apresentou a crítica e também refletir sobre o assunto pode ser a chave para apresentar um melhor desempenho em suas atividades e potencializar seu desenvolvimento profissional.
Um feedback assertivo é essencial para o desenvolvimento pessoal e profissional, devemos buscar diferenciá-lo de críticas exclusivamente destrutivas. Deve, portando, ser visto como oportunidade para o crescimento e ser solicitado com frequência, fala Pereira Jr.
Texto: Nathalia Salvador
Fotos: banco de imagens
Edição e Coordenação: Celiana Perina
Última atualização: 21/01/2016