Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Administração: amplas áreas de atuação e oportunidades de trabalho

Administração: amplas áreas de atuação e oportunidades de trabalho

por Universidade Metodista de Piracicaba — publicado 27/03/2013 11h07, última modificação 26/04/2016 15h49

A administração está presente no cotidiano de todas as pessoas, seja para administrar o próprio tempo, os compromissos, o orçamento familiar ou mesmo as prioridades do trabalho. Com o passar do tempo, as formas de gestão se renovam e as oportunidades para o administrador no mercado de trabalho ascendem. Para os que desejam aprofundar os conhecimentos nessa área, o curso de administração da Unimep é um dos pioneiros do país, oferecido desde 1964.

Como destacam o coordenador da graduação, Cleber Folharine Mazzolini, e a docente Ana Maria Romano Carrão, o curso de administração da Unimep se difere por despertar nos alunos o espírito empreendedor, a preocupação com o desenvolvimento sustentável e a responsabilidade social. Segundo eles, a graduação também se distingue pela aplicação do conhecimento adquirido nas aulas em organizações privadas e públicas de médio, pequeno e grande porte, e orientado por um comportamento ético e responsável. Na avaliação do Guia do Estudante 2012, publicado pela Editora Abril e que auxilia estudantes do ensino médio para avaliar a qualidade do ensino superior, o curso recebeu quatro estrelas (de um índice que vai de um a cinco).

De acordo com os docentes, os profissionais encontram um amplo leque de áreas para atuação, como administração da produção e processos em campos como logística; marketing; finanças e recursos humanos. Segundo Ana Maria, os profissionais estarão sempre envolvidos em processos de decisão, qualquer que seja sua posição na hierarquia das empresas. “Nas grandes empresas, as decisões ficarão mais restritas à área de atuação, ou especialização. Elas serão mais estratégicas quanto mais elevada for a posição. Já nas pequenas, o administrador deverá tomar decisões a respeito de todas as áreas, mesmo que conte com uma equipe bem qualificada. A centralização de decisão, nesse caso, não é um mal e sim uma característica da pequena empresa. Há que se ressaltar, porém, que não há mais espaço para especialistas puros, ou seja, profissionais que entendem muito de algum trabalho específico. A visão holística, sistêmica, deve ser o diferencial do profissional da administração”, destaca a docente.

Diferenciais – “Assim como as oportunidades, a concorrência entre os profissionais de administração também é muito ampla. O curso oferecido pela Unimep proporciona ao aluno aulas teóricas e práticas, dando-lhe noção exata de como é o mercado de trabalho. Saímos bem preparados para conseguir uma boa colocação profissional”, conta Adilson Aparecido Broggio, graduado em administração no final do ano passado.  Para ajudar a vencer a concorrência no campo profissional, a Unimep também oferece educação continuada aos administradores. Trata-se do mestrado e doutorado em administração, oferecidos há dez e dois anos, respectivamente. Ambos os cursos obtiveram o conceito quatro na última avaliação trienal realizada pela Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), em 2009.  “Não podemos parar de estudar, principalmente na nossa área que é um setor muito competitivo. Há muitos profissionais no setor de administração, portanto, você tem que estar sempre se atualizando para aproveitar as muitas oportunidades encontradas no mercado de trabalho”, afirma Marília de Oliveira Fogaça, também graduada pela Unimep. Para Gleisse dos Santos Ferreira, que concluiu o curso no semestre passado, as expectativas foram atingidas. “Escolhi a Unimep pela disponibilidade de horário, devido a necessidade de estudar no período da manhã, e também pelo prestígio que ela possui na região e pelos professores que são profissionais experientes”, conta a unimepiana.

Destaque – Atual presidente da Caterpillar Brasil e ex-aluno do curso de administração da Unimep, Luiz Carlos Calil (foto acima à direita)), conta que sempre considerou a formação acadêmica na área administrativa muito interessante para o mercado de trabalho. Porém, ele afirma que além de uma boa universidade, é preciso muita dedicação aos estudos para alcançar um diferencial perceptivo no mercado de trabalho. “A Unimep é uma boa universidade, que oferece boa estrutura e tradicionalmente um bom corpo docente. Estes recursos da universidade, aliados a busca contínua por um aprofundamento maior nas teorias, contribuíram muito para minha carreira profissional”, afirma. Calil é funcionário da Caterpillar Brasil há 42 anos. A primeira função que exerceu na companhia foi a de oficce-boy, ainda adolescente. Desde 2008, ele atua como presidente. “Estar na presidência de uma empresa que por seis anos consecutivos permanece entre as melhores do país para se trabalhar, é, acima de tudo, manter-me constantemente vigilante e cobrar de mim mesmo muita responsabilidade e serenidade, em nome de milhares de pessoas que trabalham conosco”, enfatiza o administrador.

Reportagem: Elaine Pereira
Fotos: Fábio Mendes
Edição de texto: Angela Rodrigues
Última atualização: 27/03/2013

registrado em: