Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Alimentação e estado de humor feminino: destaque no Centro Cultural

Alimentação e estado de humor feminino: destaque no Centro Cultural

por Universidade Metodista de Piracicaba — publicado 12/03/2008 16h42, última modificação 26/04/2016 15h45

Em continuidade à programação em homenagem às mulheres, o Centro Cultural Martha Watts (CCMW) promove nos dias 14 e 28 de março, duas palestras que enfocam a importância dos alimentos no humor feminino e também os relaciona a sentimentos de dor e satisfação. As palestras, apresentadas por duas ex-alunas da Unimep (Universidade Metodista de Piracicaba), são gratuitas e ocorrem a partir das 14h30, no mini-auditório do Centro Cultural.
Na sexta-feira, 14, a palavra é de Janice Bicudo de Faria, 50,  psicanalista e docente da Sociedade Psicanalista de Campinas e do Instituto de Psicanálise de Campinas e psicóloga graduada pela Unimep, com a palestra Dores e Sabores.  Na iniciativa ela resgata a trajetória da mulher nas décadas de 70 e 80, mencionando mudanças que marcaram a sociedade brasileira no período.

Janice também fala sobre a dor, representada pela falta ou ruptura, como a de um relacionamento desfeito, a morte de um ente querido ou qualquer tipo de separação. “Nem sempre temos sabores bons, há os sabores amargos e os doces, como quando sentimos a satisfação de preenchimento do que nos falta”, destaca.

ALIMENTAÇÃO

A nutricionista Fernanda de Toledo Vargas Françoso, 35, fala sobre Alimentos e Humor no dia 28, às 14h30, no mini-auditório do Centro Cultural. Na ocasião, Fernanda aponta alguns dos alimentos que interferem no comportamento das mulheres. Sua palestra focalizará as oscilações de humor comuns na personalidade feminina, como os conhecidos períodos de tensão pré-menstrual. “Nessa fase, há uma queda na produção de serotonina – substância responsável pela sensação de bem-estar – e quando isso ocorre, a procura por alimentos doces para aumentar a produção da substância é maior”, afirma.

Também serão mencionados os benefícios de outros alimentos como a castanha-do-pará – considerada uma produtora de gordura do bem, pois ajuda a combater o colesterol –, além de dicas de como evitar o consumo de alimentos industrializados e a prática de hábitos saudáveis.

ANOTE – Palestra Dores e Sabores, com Janice I. R. Bicudo de Faria, na sexta-feira, 14, e Alimentos e Humor, com Fernanda de Toledo Vargas Françoso, no dia 28 de março no Centro Cultural Martha Watts (à rua Boa Morte, 1.257, Centro), Piracicaba. Entrada gratuita. Informações pelo tel. (19) 3124-1889.

Última atualização: 12/03/2008