Aluna da Unimep elabora trabalho sobre insegurança alimentar
Efeitos da História de Vida e da Insegurança Alimentar sobre o Estado Nutricional e o Consumo Alimentar de Indivíduos Participantes de um Programa de Educação Alimentar. Este é o título do trabalho elaborado por Aline Maria Teixeira de Lima, aluna do 6º semestre de nutrição da Unimep. A pesquisa de iniciação científica ganhou projeção nos meses de setembro e outubro, ao participar de eventos como a 8ª Jornada Científica e Tecnológica da Universidade Federal de São Carlos (Ufscar) e a 2ª Conferência Latino Americana e Caribenha de Medidas de Segurança Alimentar (Clacmesa), realizada na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).
De acordo com Aline, é estabelecida no trabalho uma ligação entre qualidade e quantidade de alimento ao poder aquisitivo. Trabalhamos com dados como a renda per capita, antecedentes de doenças e um histórico do peso das pessoas, conta. Durante um ano, a pesquisa foi feita por meio de acompanhamentos e entrevistas. Este foi um processo complicado, porque muita gente não quis relatar a renda, ressalta.
Na opinião da estudante, os resultados foram curiosos. O grupo estudado, que tem uma renda per capita menor que um salário mínimo, apresenta uma quantidade calórica inadequada. Açúcar e óleo, por exemplo, estão bem acima do recomendado, destaca.
Edição e texto: Assessoria de Comunicação e Imprensa
Foto: Fábio Mendes
Última atualização: 29/10/2009