Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Aluna da Unimep elabora trabalho sobre insegurança alimentar

Aluna da Unimep elabora trabalho sobre insegurança alimentar

por Universidade Metodista de Piracicaba — publicado 29/10/2009 11h57, última modificação 26/04/2016 18h45

Efeitos da História de Vida e da Insegurança Alimentar sobre o Estado Nutricional e o Consumo Alimentar de Indivíduos Participantes de um Programa de Educação Alimentar. Este é o título do trabalho elaborado por Aline Maria Teixeira de Lima, aluna do 6º semestre de nutrição da Unimep. A pesquisa de iniciação científica  ganhou projeção nos meses de setembro e outubro, ao participar de eventos como a 8ª Jornada Científica e Tecnológica da Universidade Federal de São Carlos (Ufscar)  e a 2ª Conferência Latino Americana e Caribenha de Medidas de Segurança Alimentar (Clacmesa), realizada na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). 

De acordo com Aline, é estabelecida no trabalho uma ligação entre qualidade e quantidade de alimento ao poder aquisitivo. “Trabalhamos com dados como a renda per capita, antecedentes de doenças e um histórico do peso das pessoas”, conta. Durante um ano, a pesquisa foi feita por meio de acompanhamentos e entrevistas. “Este foi um processo complicado, porque muita gente não quis relatar a renda”, ressalta. 

Na opinião da estudante, os resultados foram curiosos. “O grupo estudado, que tem uma renda per capita menor que um salário mínimo, apresenta uma quantidade calórica inadequada. Açúcar e óleo, por exemplo, estão bem acima do recomendado”, destaca.

Edição e texto: Assessoria de Comunicação e Imprensa
Foto: Fábio Mendes
Última atualização: 29/10/2009

registrado em: