Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Aluna da Unimep será a primeira mestra surda do Estado de São Paulo

Aluna da Unimep será a primeira mestra surda do Estado de São Paulo

por Universidade Metodista de Piracicaba — publicado 23/02/2010 12h06, última modificação 26/04/2016 15h46

Quarta-feira, 24 de fevereiro, 14h30. Esta é a data da defesa da dissertação de mestrado da paulistana Elomena Barbosa de Almeida, 44, aluna do curso de mestrado em educação da Unimep – Universidade Metodista de Piracicaba. Ela será a primeira mestra surda do Estado de São Paulo. A defesa ocorre no anfiteatro do bloco 7, no campus Taquaral, em Piracicaba. 

Elomena, que também é docente do curso libras da instituição, estudou a função de professores surdos e ouvintes na formação do tradutor e intérprete de língua brasileira de sinais/língua portuguesa, abrangendo aspectos linguísticos, sociais, pedagógicos e políticos. Ela desenvolveu sua pesquisa a partir de práticas adotadas no curso de intérpretes de libras da universidade. 

“Quando terminei minha graduação em 2005, não pensava em continuar meus estudos, pois era muito difícil que universidades aceitassem surdos estudando em pós-graduação. Fico feliz em ser a primeira do Estado a terminar o mestrado. Tenho certeza que logo outros virão. Só posso agradecer à Unimep por aceitar o trabalho. Vejo este mestrado como algo natural, pois foi permitido ter as mesmas oportunidades que os ouvintes”, diz. 

 
Surda desde o nascimento, Elomena garante que sempre soube lidar com suas limitações. “Não posso dizer que sofri preconceitos. Dificuldades, todos nós temos. Sempre estudei em escolas de surdos. Na faculdade, estudava com colegas surdos e sempre tive intérpretes. No mestrado, também fui muito bem acolhida por todos”, afirma. 
 


Edição e texto: Assessoria de Comunicação e Imprensa Unimep
Última atualização: 23/02/2010

registrado em: