Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Aluna de educação física licenciatura quer levar experiências que envolvem corpo, movimento e cultura a estudantes

por Angela Rodrigues publicado 20/12/2016 03h00, última modificação 21/12/2016 09h53

A decisão de Amanda Piazza Sandalo em se tornar professora ocorreu ainda quando ela cursava o ensino médio. Foi a partir de uma aula em que o professor descreveu o que era ser professor a partir das palavras de Rubem Alves. “Foi motivador entender que para ele o papel do professor é levar a felicidade do saber”, afirma a estudante.

A universitária, que hoje cursa o 6º semestre de educação física licenciatura da Unimep, conta que nos estágios da graduação encontrou diferentes realidades, diferentes necessidades e diferentes formas de pensar. Em entrevista concedida para a série Profissão Professor, ela fala sobre as expectativas e as inspirações que a motivam a atuar como educadora, dentre outros assuntos. Confira:

Acontece Unimep – Por que você escolheu ser professora de educação física?
Amanda Piazza Sandalo – A minha decisão por me tornar professora se fez a partir de uma aula que assisti no ensino médio, quando o professor descreveu o que era ser professor a partir das palavras de Rubem Alves. Foi motivador entender que para ele o papel do professor é levar a felicidade do saber. Durante a minha vida escolar muitos outros professores foram importantes, inclusive os de educação física que me incentivaram e me mostraram a importância do corpo em movimento, da influência da educação física na formação de valores dos alunos e na inserção de conhecimentos paralelos (interdisciplinaridade).

Acontece Unimep – Qual é a sua inspiração ou motivação para lecionar?
Amanda – A minha maior motivação é a vontade de mudar e incentivar os alunos a fazer o que gostam. Em vários estágios pude perceber diferentes realidades, diferentes necessidades e diferentes formas de se pensar. O que pude agregar foi que é dever do professor proporcionar, conforme as limitações, a maior quantidade de experiências que envolvam o corpo, o movimento, a cultura e seus valores para o crescimento dos seus alunos e também para que possam descobrir as coisas de que gostam. Todos têm o direito de aprender e viver coisas novas, e com certeza é isso que vou tentar levar.

Acontece Unimep – Qual pensa que será o seu maior desafio no ensino de educação física?
Amanda – Conseguir aplicar na prática tudo o que é aprendido na teoria. Em uma sala de aula, temos diferentes alunos, com diferentes pensamentos, diferentes dificuldades e limitações, e atender a todos com o intuito de que haja uma evolução será a parte difícil.

Acontece Unimep – Que mensagem gostaria de enviar aos seus futuros alunos?
Amanda – Gostaria de dizer para que aproveitem ao máximo os seus professores e os conhecimentos que eles têm para oferecer. Nós queremos que todos vocês cheguem lá, que consigam alcançar o que desejam e sonham. Nunca desistam daquilo que acreditam. Faço as palavras de Rubem Alves as minhas: “Conte-me os seus sonhos, para que sonhemos juntos!”.

Acontece Unimep – O que falta na educação brasileira atualmente?
Amanda – Acredito que faltam muitas coisas de ambos os lados (alunos e professores). Aos alunos compete o respeito aos professores e a autoridade desses dentro da sala de aula e a valorização do aprender. Aos professores compete a auto-avaliação e a reestruturação da forma de se ensinar, de tal maneira que consiga aproximar os alunos.

Acontece Unimep – Quais foram as principais contribuições da Unimep para a sua formação como professora?
Amanda – A Unimep foi responsável pela minha formação como um todo, no sentido de conhecimento teórico e denso passados em aula, nas relações sociais (as quais aprendemos muito também, principalmente a lidar com diferentes situações) e nas experiências.

Entrevista e texto: Angela Rodrigues
Edição: Celiana Perina