Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Alunos e docentes do curso de enfermagem realizam campanha social no campus Taquaral

por Angela Rodrigues publicado 22/03/2017 06h00, última modificação 22/03/2017 09h44

Produtos de higiene pessoal, produtos de limpeza, alimentos não perecíveis e materiais de papelaria são os itens que podem ser doados em pontos distintos do campus Taquaral da Unimep. A iniciativa, idealizada e empreendida pela aluna do 7º semestre do curso de enfermagem, Natália Simon Calaça, 20 anos, tem a proposta de arrecadar doações para a comunidade Terapêutica Sol da Justiça, localizada no município de Cesário Lange, região de metropolitana de Sorocaba.

Para colaborar, basta entregar os produtos acima detalhados nos pontos de coleta localizados nos seguintes locais: próximo às portas centrais do bloco 3; ao lado da secretaria da Faculdade de Ciências da Saúde (Facis), no bloco 2, e sala 22 do bloco 3, sendo esse último ponto apenas para o período noturno. As caixas para coleta estão identificadas com o símbolo da comunidade Sol da Justiça. As doações podem ser feitas até o dia 12 de maio, Dia do Enfermeiro.

A campanha conta com o apoio da coordenação e dos docentes do curso de enfermagem; do centro acadêmico do curso de enfermagem (Caenf), composto pelos estudantes da graduação: Francisco Tonuci, Gisele Delazari, Stefany Machado, Murilo Castelotti e Larissa Boni, e com o apoio da Coordenação de Extensão e Assuntos Comunitários da Unimep, por meio do coordenador Josué Adam Lazier.

Mobilização

Natália Calaça conta que a iniciativa de desenvolver a campanha social na universidade surgiu a partir das aulas da disciplina Enfermagem em Dependência Química, ministrada pela profª Vera Lúcia Osinaga. “Nas aulas, foi proposto um estudo de caso com adictos. Então, procurei a Comunidade Terapêutica Sol da Justiça, localizada na cidade de Cesário Lange (SP), onde moro, a qual conheci quando estagiava em uma unidade básica de saúde (UBS) da cidade”, afirma.

A comunidade Sol da Justiça oferece tratamento e reabilitação para dependentes químicos. Atualmente, a instituição atende 21 moradores. “Realizei o estudo de caso e, ao longo das visitas, notei que eles tinham necessidade de doações, mas pouca visibilidade na cidade. Solicitei ofício e enviei à coordenadora do curso, a profª Tereza Horibe, para realizar a campanha na Unimep, já que o curso de enfermagem tem sucesso nas campanhas solidárias realizadas com as instituições de Piracicaba”, conta.

É a primeira vez que a estudante desenvolve iniciativas como essa e afirma que está muito confiante. “Já participei de diversas campanhas realizadas na Unimep desde o inicio do curso, colaborando com materiais, mas é a primeira vez que eu dou a sugestão, e espero ter outras oportunidades, já que são muitas as instituições que precisam”, afirma.

Para a coordenadora do curso de graduação da Unimep, a professora Tereza Horibe, a iniciativa realizada pela aluna incentiva a pensar nas necessidades básicas dos outros. “Muitas vezes, nós temos muito e o outro passa por necessidades básicas. Espero que esta campanha atinja os corações das pessoas, que elas sejam solidárias e que tenhamos mais iniciativas sociais”, afirma. Tereza acrescenta que o enfermeiro, por sua natureza, tem o olhar abrangente, holístico e de imensa preocupação com o outro. “Isso vem ao encontro da formação em sala de aula, da convivência nos campos práticos e do perfil do aluno que queremos formar. Provavelmente, eles nunca esquecerão que é possível trabalhar por uma sociedade mais justa, fraterna e que a cidadania se faz nos pequenos grandes atos”, destaca a docente.

Texto: Angela Rodrigues
Edição: Celiana Perina