Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Aluna de engenharia de produção conta sobre a rotina e desafios de intercâmbio no Chile

por marsanta publicado 19/01/2018 03h00, última modificação 24/01/2018 10h30
Aluna de engenharia de produção da Unimep, Jéssica Canali, participou de intercâmbio no Chile e destaca os principais aprendizados e desafios vivenciados nesse período.

A aluna Jéssica Canali, que cursa o 7º semestre do curso de engenharia de produção da Unimep, viveu diferentes momentos de seus 22 anos em outros países. Nos meses de agosto a dezembro, ela residiu no Chile, por meio de intercâmbio na Unimep, período em que estudou na Universidad Católica del Norte (UCN). Apesar de o intercâmbio não ser a sua 1ª experiência internacional, a universitária destaca que aprendeu muito. Dentre os principais aprendizados está ter mais disciplina, superar desafios e conviver com pessoas com culturas completamente distintas.

Em entrevista ao Acontece Unimep, a estudante conta os principais desafios, superações e aprendizados desse período, além de curiosidades sobre o país que visitou. Acompanhe os principais trechos:

Acontece Unimep – Quais foram as principais contribuições dessa experiência?

Jéssica – Um intercâmbio muda completamente o jeito de ver as coisas. Foram várias contribuições: sair de casa, conhecer as coisas como realmente são, faz crescer bastante. Deparar-se com desafios e passar por eles, refletindo o resultado, é muito satisfatório. Isso faz com que você tenha mais vontade de conhecer o mundo e passar pelos desafios que a vida pode propor. Além disso, conhecer culturas distintas, criar laços de amizades tão fortes e ver que o mundo é muito além do que a gente está vendo. Tudo isso pode ser vantajoso em um ambiente de trabalho, para solucionar problemas cotidianos e participar de trabalhos em equipe.

Acontece Unimep – Quais foram os principais desafios?

Jéssica – Creio que um dos desafios foi disciplinar o dinheiro, tinha de limitar meus gastos, pagar as contas de toda a casa. Para isso, criei uma planilha em que anotava todos os gastos, mesmo com água, para saber onde eu gastava e se estava sabendo aproveitar bem o dinheiro. Além disso, o desafio de viver com pessoas de cultura e disciplina completamente distintas. Esse desafio foi satisfatório, as minhas “roomies” sempre foram compreensíveis e abertas às ideias e programações que queríamos fazer. Por último, a rotina de manter uma casa, para que a sobrevivência fosse harmoniosa. Isso sim exige muito esforço e força de vontade, é o verdadeiro: “se você não, faz ninguém vai fazer por você”.

Acontece Unimep – Qual foi o local que mais gostou de conhecer no Chile?

Jéssica – O Chile é incrivelmente lindo. A cidade em que fiquei, Coquimbo, é muito linda, cheia de praias e de qualquer ponto em que você está, as Cordilheiras dos Andes estão à sua frente, é mágico. No período que fiquei aqui, o lugar que mais gostei de conhecer foi Pucón, cidade situada no sul do Chile, e que tem o vulcão Villa Rica, o segundo vulcão com o formato mais perfeito do mundo. Um lugar pelo qual também me apaixonei foi Cajon del Maipo, a duas horas da capital Santiago. Também tem um vale, a 50 minutos de casa em que fiquei, chamado Valle del Elqui, e é a principal região produtora de pisco, a bebida mais consumida aqui.

Acontece Unimep – Há alguma curiosidade em relação aos chilenos?
Jéssica – Me surpreendeu como eles amam o Brasil e os brasileiros. A partir do momento que eles descobrem que você é do Brasil, mudam completamente de conduta e começam a arranhar um portunhol delicioso de ouvir. Muitos me disseram que o nosso país é o Caribe deles.

Acontece - Quais são os seus planos após retornar ao país?
Jéssica – Gostaria de ingressar em uma empresa multinacional, onde posso exercer o que aprendo na graduação e também ter contato com o idioma espanhol e outros. Além disso, terminar meu curso com êxito.

Texto: Angela Rodrigues
Edição e coordenação: Celiana Perina