Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Aluna de negócios internacionais recebe bolsa para intercâmbio no México

Aluna de negócios internacionais recebe bolsa para intercâmbio no México

por marsanta publicado 24/11/2017 07h47, última modificação 22/03/2018 10h31
Iane Mota Ribeiro foi uma das 100 alunas contempladas pelo programa Fórmula Santander e estudará na Universidad de Madero, no México.

Para realizar o sonho de conhecer o México, Iane Mota Ribeiro, aluna do 4º semestre de negócios internacionais da Unimep, sempre esteve atenta às oportunidades de intercâmbio. Em outubro, ela recebeu a notícia de sua aprovação no grupo de 100 universitários contemplados com a bolsa Fórmula Santander. Foram selecionados 100 pessoas, dentre 21 mil inscritos, para estudar em um dos países conveniados ao Santander. O programa concederá a cada estudante bolsa no valor de 5 mil euros para as despesas. A iniciativa é fruto da parceria entre a Rede Metodista de Educação e a Unimep.

Iane realizará o intercâmbio, que é a sua primeira experiência internacional, no primeiro semestre de 2018 e estudará na Universidad de Madero (Umad).   “Fiquei muito feliz ao saber que fui contemplada pelo Fórmula Santander, foi uma emoção muito grande. Saber que irei compartilhar a minha cultura e o meu conhecimento com outras pessoas, realmente, é muito gratificante”, afirma a estudante.

DIVERSIDADE

A escolha de Iane pelo México foi motivada pela diversidade cultural desse país em relação às festividades e à culinária. “Já estava nos meus objetivos tentar passar um período lá e, como aluna de negócios internacionais, sempre tive curiosidade em relação à economia mexicana; além de querer saber e entender mais sobre a interação com os demais países, principalmente com os EUA”, afirma.

A unimepiana irá residir com estudantes franceses e colombianos em uma república localizada na cidade universitária Puebla. “A expectativa é grande em relação ao aperfeiçoamento da língua e ao meu projeto de exportação, que será baseado na economia mexicana. E, também, claro em relação aos lugares que pretendo visitar. Tentarei representar minha cultura e minha universidade da melhor forma possível”, afirma a estudante.

O processo de seleção de Iane no programa Fórmula Santander incluiu diferentes  etapas, dentre elas: envio de documentos, entrevista com teste oral e escrita do idioma espanhol e aprovação em relação à universidade escolhida. A aluna conta que as principais exigências foram o domínio da língua do país escolhido e a apresentação dos objetivos referentes à vivência no exterior.

Texto: Angela Rodrigues
Edição e coordenação: Celiana Perina