Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Aluna de mestrado em ciências do movimento humano apresenta artigo sobre efeitos de exercícios respiratórios em congresso na França

por Angela Rodrigues publicado 30/10/2018 03h00, última modificação 14/11/2018 10h28

Tamires Alessa de Mori (foto à esquerda), 27, aluna do curso de mestrado em ciências do movimento humano da Unimep, participou em setembro do Congresso Internacional da European Respiratory Society, realizado em Paris. No evento, ela apresentou o artigo “Efeitos dos Exercícios Respiratórios no Pós-Operatório de Cirurgia Bariátrica” assinado por ela em parceria com Rodrigo Vieira Zerbetto, aluno do curso de fisioterapia da Unimep e bolsista de iniciação científica; José Eustaqui Souza Júnior, mestrando em ciências do movimento humano da universidade; Sílvia Baruki, aluna de doutorado do PPG-CMH; dos docentes da Unimep: Daniela F. Bertelli Merino e Eli Maria Pazzianotto Forti, e também de Maura Rocha, ex-aluna do curso de mestrado.

O artigo apresentado por Tamires está relacionado ao projeto de iniciação científica “Utilização de Exercícios Respiratórios com Carga Inspiratória Alinear e Linear Pressórica no Pós-Operatório de Cirurgia Bariátrica” desenvolvido por ela no período em que cursou fisioterapia. “O objetivo deste estudo foi avaliar os efeitos da realização de exercícios respiratórios com carga inspiratória alinear e linear pressórica na força e resistênciamuscular respiratória em obesas mórbidas em pós-operatório de cirurgia bariátrica, pois essas pacintes, tendem a perder a integridade desta musculatura no pós- operatório”, conta a fisioterapeuta e mestranda.

O artigo e o projeto de iniciação científica foram coordenados pela docente do Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano da Unimep, profª Eli Maria Pazzianotto Forti.

PESQUISA – De acordo com a aluna, ao longo da pesquisa foram utilizados dois protocolos de treinamento muscular inspiratório: um, com o Respiron Classic, equipamento de carga alinear pressórica, que possui ajuste de resistência variável de acordo com o fluxo realizado pelo paciente; e o segundo, com o Powerbreathe K5, equipamento de carga linear pressórica, o que quer dizer que, a carga se mantém inalterada independente do fluxo de ar gerado pelo paciente e, permite a adequação da carga de forma segura e individualizada dependendo da musculatura inspiratória de cada paciente.

“Os dois grupos também receberam a fisioterapia respiratória convencional. Foram realizadas uma sessão no pós-operatório imediato e duas sessões no primeiro dia de pós-operatório, totalizando três sessões de tratamento. Os resultados evidenciaram que o equipamento de carga linear conseguiu manter a força e a resistência da musculatura respiratória das pacientes. Já no outro grupo, foi possível verificar queda nos valores para a força e a resistência da musculatura respiratória”, aponta ela sobre os resultados da pesquisa.

EXPERIÊNCIA – Para a aluna, participar de um congresso internacional foi uma conquista, já que sempre pensou nessa possibilidade. “No fim do ano passado, por meio de pesquisas na internet, vi que abriria a inscrição de resumos para a participação nesse evento. Conversei com a minha orientadora sobre a possibilidade de enviarmos um dos trabalhos do nosso grupo de pesquisa, e ela prontamente me encorajou. Me inscrevi, meu resumo foi aprovado e então pude participar”, conta ela sobre a oportunidade.

“Além de obter mais conhecimento sobre tudo o que há de novo na fisioterapia respiratória, no congresso também tive contato com pesquisadores do mundo todo e conheci profissionais renomados internacionalmente, os quais estudo seus artigos e utilizo para embasamento teórico em minhas pesquisas”, acrescenta.

Texto: Assessoria de Comunicação e Imprensa Unimep
Fotos: acervo pessoal Tamires Alessa de Mori