Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Aluna de psicologia apresenta dança flamenca no teatro de Arena

Aluna de psicologia apresenta dança flamenca no teatro de Arena

por Angela Rodrigues publicado 17/11/2019 05h00, última modificação 17/11/2019 16h53

A aluna do 10º semestre diurno do curso de psicologia da Unimep, Mariana de Toledo Dedini (imagem ao lado), 44, apresenta na próxima terça-feira, dia 19, coreografias de dança flamenca, no Teatro de Arena da Galeria Unimep, campus Taquaral. As apresentações, que têm duração de aproximadamente 20 minutos, são gratuitas, abertas a todos os interessados e ocorrem nos momentos de intervalo das aulas dos períodos diurno e noturno.

Serão quatro coreografias no intervalo das aulas, no período da manhã, das 9h10 às 9h30; e seis coreografias no intervalo noturno, das 20h40 às 21h. As apresentações serão realizadas por Marina e seu parceiro de dança, Marcelo Moraes, que também é professor de dança.

Além de estudante de psicologia da Unimep, Mariana já é graduada em administração de empresas em 1997. No campo do balé, ela possui 13 anos de ballet clássico e 26 anos de dança flamenca.

Sequência – As sequências coreográficas a serem apresentadas pela unimepiana são: Bolero – “Las Simples Cosas”, música de Chavela Vargas interpretada por Concha Buika e coreografia de Nãna Toledo;  Soleá – Baile Completo por Soleá de Manuel Salado e coreografia de Lucia Caruso; Valsa com castanhola – “Noite de Lua”, música de Dilermando Reis interpretada por Denis Sartorado e coreografia de Karina Maganha; Tangos – coreografia de Aline Imforzato; Alegrías – Alegrías Lenta com Cante, Baile y Guitarra, música de Manuel Salado e coreografia de Karina Maganha; e  Sevillanas – Sevillanas de Carlos Saura, interpretada por Rocío Jurado e coreografia de Nãna Toledo e Marcelo Moraes.

FLAMENCO – A iniciativa é organizada pelo Espaço Cultura da Unimep e celebra o Dia Mundial do Flamenco, comemorado em 16 de novembro pela Unesco, que declarou a data patrimônio cultural imaterial da humanidade em 2011.

Segundo detalha Mariana, a dança espanhola, que é composta por diversos elementos e influências, reúne três principais vertentes: clássico espanhol, com montagens coreográficas  elaboradas a partir de  composições  clássicas de  grandes  autores  espanhóis, como Manuel de Falla; o folclore espanhol, que compreende as Sevillanas, os Fandangos e os Tanguillos; e o Flamenco, que se apropriou de elementos do folclore e se aprofundou no estudo sistemático de palos, percussão com sapateado, taconeos , braceos, palmeos e estrutura do baile.

 

Texto: Assessoria de Comunicação Unimep
Fotos: acervo pessoal Mariana Dedini
Última atualização: 14/11/2019