Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Aluna de psicologia conquista pela 2ª vez bolsa da Fapesp

Aluna de psicologia conquista pela 2ª vez bolsa da Fapesp

por Universidade Metodista de Piracicaba — publicado 11/09/2014 13h41, última modificação 26/04/2016 15h51
Gabriela Maia Altafim, 22, que cursa o 8º semestre de psicologia, conquistou pela segunda vez uma bolsa de iniciação científica da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo). A estudante foi aprovada com o projeto Caracterização do Perfil Comportamental Através de Técnicas da Psicologia: Estudo em Ratas Desnutridas e Recuperadas, orientado pelo docente Carlos Alberto da Silva. Além da bolsa da Fapesp, Gabriela também participou de uma iniciação científica do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico)

Segundo Gabriela, o projeto tem como foco principal utilizar ratas com 21 dias, o que equivale a uma criança desnutrida, com a proposta de estudar as respostas comportamentais baseadas em análises que são utilizadas na psicologia experimental e as comparando a animais controle.

“Muitos acreditam que tal criança sendo recuperada com alimento conseguirá reverter sua situação de desnutrição só com o ganho de peso, porém o comprometimento cerebral ainda está presente, pois o hipotálamo não se desenvolve da mesma forma de uma criança normal, comprometendo seu desempenho cognitivo, sua memória. Portanto este modelo de desnutrição é o que mais se assemelha ao que ocorre na população infantil sendo merecedor de estudos mais aprimorados, tendo em vista a importância social e científica da análise”, destaca.

A estudante conta que tem planos de seguir na área acadêmica e que a conquista de sua segunda bolsa pela Fapesp, oferece a oportunidade de abrir caminhos para o futuro.

Texto: Jéssica Rodrigues
Fotos: Fábio Mendes