Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Alunas e docente de enfermagem atendem comunidades em Óbidos, Pará, com o projeto Amazônia 2019

por Angela Rodrigues publicado 18/07/2019 05h00, última modificação 18/07/2019 16h32

Por meio da coordenadora do curso de enfermagem, Maria Cristina Pauli da Rocha, as alunas da graduação: Joyce Rafaelle Mussato dos Santos, do 9º semestre, e Fabiana Soares, do 7º semestre, acompanhadas da docente do curso, Tereza Mitsue Horibe (imagem ao lado), se voluntariaram para o projeto Amazônia 2019. A iniciativa atende comunidades carentes, ribeirinhos e indígenas em Óbidos (Pará), e será promovida no período de 3 a 15 de julho. A atividade também conta com a participação da enfermeira Narcy Franca dos Santos e a advogada Flávia Marques de Piracicaba.

De acordo com a professora Tereza, a equipe da Unimep promoverá atividades educativas para o público de diversas idades, além de atendimentos na área da saúde como avaliação da saúde e hábitos de vida, aferição de pressão arterial, medição de peso, altura, IMC, realização de teste para diabetes e de acuidade visual. As unimepianas e os demais participantes da missão irão oferecer apoio às equipes multiprofissionais e realizar visita às famílias da zona rural e ribeirinha. A missão em Óbidos, no Pará, reúne 34 participantes de todo o Brasil.

EXPECTATIVA – Para a estudante Joyce Rafaelle, 22,  a ação, além de permitir promover a saúde, irá trazer benefícios para seu aprendizado. “Escolhi participar, pois achei extremamente necessário levar o atendimento básico para essas pessoas. Me senti confiante, pois contamos com a experiência da professora Tereza Horibe e creio que vou adquirir nova perspectiva de vida participando neste projeto”, afirma.

Esta é a primeira vez em que o curso de enfermagem da Unimep participa do projeto, Além dos atendimentos a serem desenvolvidos no Pará, a coordenação do curso de enfermagem e as alunas que se candidataram à ação contribuíram com a arrecadação de doações de produtos de higiene, brinquedos, livros, roupas e outros itens para entrega ao longo da iniciativa.

A estudante Fabiana Soares, 21, conta que o contato com as pessoas por meio de conversas e mesmo sorrisos já colabora para o atendimento no projeto, mas o conhecimento da graduação é essencial. “Enfermagem é a arte do cuidar e o enfermeiro um educador permanente, desse modo o curso nos permite atuar na prevenção, promoção e recuperação da saúde da população”, afirma a universitária.

PROJETO – O Projeto Amazônia é realizado há 14 anos, e tem como principal proposta estimular o contato entre missionários de diversas áreas com comunidades carentes na Amazônia. As missões contam com atendimentos nas áreas de saúde, direito, recreação e evangelização voltada ao Movimento dos Focolares.

Óbidos é uma cidade na Amazônia brasileira com população estimada em mais de 50 mil pessoas, de acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - 2018). Localizada no Pará, possui características marcantes da colonização portuguesa e cerca de 50% de sua população está localizada na zona rural e ribeirinha, local onde serão realizados os atendimentos do projeto.

Legenda da foto:
As alunas do curso de enfermagem, Joyce e Fabiana, e a profª Tereza (da esquerda para a direita), auxiliam na separação de medicamentos.

Texto:
Daniela Borges