Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Alunas e docentes levam esperança e mudam a rotina de Jurema, PE

Alunas e docentes levam esperança e mudam a rotina de Jurema, PE

por Universidade Metodista de Piracicaba — publicado 10/09/2014 09h20, última modificação 26/04/2016 15h51

“Na operação Guararapes, percebi o quanto nosso povo precisa de apoio, e principalmente que as mudanças não dependem da política governamental, mas sim de cada um de nós. Uma vez rondonista, eternamente rondonista. Pra sempre terei Jurema, em Pernambuco, em meu coração”. Com essas palavras, Robertha Mazero Prestes, 24, aluna do 10º semestre de direito, resume a sua participação no projeto Rondon, ocorrido entre os dias 17 de julho e 2 de agosto.

A operação Guararapes do Projeto Rondon contou com a participação de oito alunas e dois professores da Unimep, Victor Augusto Forti (foto ao lado), da Faculdade de Ciências Exatas e da Natureza (Facen), e Cibele Perina Aguiar, da Faculdade de Ciências Humanas (FCH) e coordenadora da equipe. Os unimepianos trabalharam em parceria com alunos e docentes da Universidade Estadual do Norte do Paraná (Uenp).

Foi a primeira vez que Robertha participou da iniciativa. Ela atuou com conselheiros do Conselho Tutelar de Jurema, sobre a despenalização dos usuários de drogas e violência doméstica, assunto que considerou o mais desafiador. “Os resultados foram além das orientações e esclarecimentos à população, também poderão ter impactos no futuro. Quando disse em uma sala de 1º ano do ensino médio que era estudante de direito, uma das alunas veio até mim com os olhos brilhando, dizendo que eu era sua inspiração, pois sempre teve o sonho de estudar e fazer direito. No entanto, aprendera que apenas homens poderiam seguir a vida acadêmica e principalmente fazer o curso”, conta Robertha.

A docente Cibele, que coordenou oficinas de formação de professores e de arte, acredita que os principais resultados para a população ocorreram por meio dos encontros de formação de professores e agentes de saúde, além das oficinas oferecidas para alunos do ensino médio. “A vivência provoca a transformação e esta acontecerá no cotidiano dos professores, alunos e comunidade que participaram das ações. O impacto é forte, começamos a olhar para as questões da vida de outra maneira, acredito que o segredo é não deixar que o cotidiano nos molde novamente. As ações desenvolvidas promovem a transformação do eu na percepção do nós”, destaca a docente.

Para a universitária Paula Mathie Gomes Sogabe, 21, que cursa o 8º semestre de fisioterapia e desenvolveu atividades ligadas à área da saúde, a experiência foi enriquecedora. “Realizei ações sobre DST, Sexo e Sexualidade na Terceira Idade, patrulha do trânsito, feira da saúde, formação de agentes comunitários, além de recreação para crianças e apoio nas oficinas”, conta. Ela acredita que os objetivos de todas as ações foram alcançados e o público se empenhou em participar. “O trabalho com as crianças foi muito significativo. Plantamos a sementinha, a colheita (resultado) veremos ao passar do tempo, mas creio que a população irá transformar Jurema em uma cidade ainda melhor com os planos que deixamos para eles”, afirma a estudante.

A principal atividade desenvolvida pelo grupo, na opinião do professor Victor Augusto Forti, foi a feira de profissões para os mais de 450 alunos do ensino médio. “Ao final desta ação, toda a equipe estava satisfeita e muitos alunos demonstraram gratidão por meio de abraços, recados e mensagens. Ficou a certeza de que esta iniciativa foi essencial para auxiliar na escolha profissional destes jovens e, por consequência, possibilitar uma melhor condição de futuro”, afirma ele. Também sobre o Rondon, a estudante de música, Cristiele Araújo Teixeira dos Santos, 19, completa: “os alunos nos surpreenderam, disseram que após as palestras o futuro deles mudou, e que nós plantamos uma semente que dará frutos. Isso nos deixou muito feliz”.

Texto: Angela Rodrigues
Fotos: equipe integrante do projeto Rondon
Coordenação/edição de texto: Celiana Perina
Última atualização: 10/09/2014