Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Alunas são finalistas em premiação na área de agronegócio

Alunas são finalistas em premiação na área de agronegócio

por Universidade Metodista de Piracicaba — publicado 03/12/2012 09h53, última modificação 26/04/2016 15h49

As alunas do curso de jornalismo: Cláudia Assêncio de Campos e Laila  Braghero (foto) foram finalistas do 5º prêmio da Associação Brasileira do Agronegócio da Região de Ribeirão Preto (Abag/RP) de Jornalismo José  Hamilton Ribeiro. A premiação foi promovida no último dia 28, na cidade de  Ribeirão Preto, pela Abag/RP, entidade sem fins lucrativos. O objetivo foi  reconhecer o trabalho jornalístico dedicado à divulgação de assuntos  relacionados ao agronegócio regional e nacional. Foram duas as categorias da  premiação: a profissional e a jovem talento, na qual as duas unimepianas  participaram. Para concorrer à premiação, Cláudia e Laila tiveram de cumprir  frequência mínima nas atividades propostas no ciclo de palestras e visitas  promovidas pela Abag/RP.

Após esses processos, elas elaboraram reportagens para a modalidade impressa  da categoria. Nessa etapa, Cláudia produziu a reportagem Agronegócio-  sustentável – A pílula do momento, com abordagem no consumo dos alimentos  orgânicos e o uso dos agrotóxicos. “A minha intenção principal ao criar a  reportagem foi alertar a população sobre os modismos que envolvem o consumo  de alimentos orgânicos. Por isso, entrevistei especialistas sobre o assunto,  um pesquisador egípcio que veio ao Brasil através de uma parceria da Esalq,  e consumidores. Creio que a participação contribui positivamente para minha  formação profissional e também para futuros projetos na área acadêmica e no  mercado de trabalho”, ressalta a aluna.

Já Laila produziu a reportagem Subprodutos da indústria canavieira são mote  do planeta sustentável, na qual abordou os subprodutos da cana-de-açúcar, a  torta de filtro e a vinhaça, usados atualmente de modo a colaborarem para a  sustentabilidade do planeta. “Por morar em Capivari, cidade rodeada por  plantações de cana-de-açúcar, sempre tive vontade de produzir uma matéria  sobre essa cadeia. Ser finalista do prêmio é uma conquista que abre portas  para a minha caminhada no jornalismo e certamente trará frutos ao longo da  carreira que escolhi”, destaca a aluna.

Texto: Júnior Campos
Fotos: Laila Braghero e Thiago Polacow
Edição de texto: Angela Rodrigues
Última atualização: 3/12/2012

registrado em: