Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Aluno de design gráfico ilustra HQs para editoras internacionais

Aluno de design gráfico ilustra HQs para editoras internacionais

por Universidade Metodista de Piracicaba — publicado 26/02/2016 16h41, última modificação 26/04/2016 18h53

Os grandes sucessos de Hollywood atualmente são filmes de super-heróis: os  Vingadores, Homem de Ferro, Batman ou Homem-Aranha. Todos têm em comum o fato de seus personagens terem surgido em HQs (histórias em quadrinhos) desenhadas por grandes ilustradores. Rafael de Latorre (foto ao lado), 32, que está finalizando o curso de design gráfico na Unimep, é um deles. Ele ilustra HQs para editoras internacionais, como a Aftershock. Latorre participa da série de reportagem Ouro da Casa, iniciativa que destaca unimepianos, dessa semana.

Confira   os melhores momentos da entrevista com esse unimepiano apaixonado pela profissão.

Quais projetos desenvolveu ou desenvolve e considera especiais?

Nessa lista, incluo minha primeira HQ publicada, a Fade Out: Suicídio Sem Dor, com roteiro de Beto Skubs e cores de Marcelo Maiolo. Também minha participação nas HQs Lost Kids e 321: Fast Comics de Felipe Cagno. Atualmente estou desenhando a HQ SuperZero, da editora americana Aftershock.

Você se considera um profissional de sucesso?

Acho que ainda estou no começo, mas até agora tive muita sorte em trabalhar com profissionais e amigos que admiro muito.

O que a experiência com o seu curso na Unimep proporcionou no trabalho?

Mesmo atuando na área de ilustração antes de começar o curso, acho a experiência acadêmica muito boa. Várias matérias do curso de design são aplicadas nas áreas de ilustração e quadrinhos.

Como avalia a graduação que fez? Você tem boas lembranças?

Com certeza. Trabalho e mantenho contato hoje com amigos e professores que conheci na faculdade. É o que mais valorizo em fazer um curso presencial em relação a cursos online.

Quais dicas você daria para outros alunos de design gráfico?

Acho importante pesquisar sobre a área que você tem interesse, seja concept art, ilustração editorial ou quadrinhos. Veja se seu portfolio está adequado ao que é esperado em cada área e procure ser profissional na relação com clientes e colegas. E, claro, saiba valorizar seu trabalho.

Texto: Serjey Martins
Fotos: acervo pessoal