Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Aluno de doutorado em educação participa de evento em Portugal

Aluno de doutorado em educação participa de evento em Portugal

por Universidade Metodista de Piracicaba — publicado 06/08/2013 08h09, última modificação 26/04/2016 15h50

O doutorando Guaracy Silva, 38, aluno do Programa de Pós-Graduação em Educação da Unimep (Universidade Metodista de Piracicaba) participou da 1ª Visita de Estudos da Forges (Fórum da Gestão do Ensino Superior nos Países e Regiões de Língua Portuguesa) promovido em Portugal, de 21 a 24 de maio. O evento teve como objetivo discutir e compreender a fusão da Universidade de Lisboa (UL) com a Universidade Técnica de Lisboa (UTL), união que resultou na maior e mais relevante instituição da península Ibérica e da Europa. O estudante está em Portugal desde abril, na Universidade de Lisboa, por meio do PDSE/Capes (Programa Doutorado Sanduíche no Exterior da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) e retornará ao Brasil nesse mês.

A participação de Silva no evento é resultado de um convite realizado por sua coorientadora de doutorado em Lisboa, a presidente do Forges, Luísa Cerdeira. Como conta o doutorando, o convite surgiu durante a estadia naquele país, período em que ele acompanhou e estudou sobre o processo de união entre as universidades. “Ao longo do tempo que fiquei em Lisboa, estudei muito o processo de fusão entre as instituições, participei de várias audiências públicas para melhor compreender o processo, li documentos relacionados e discuti o tema com professores. A experiência foi fantástica, rica pelo conteúdo e interessante pelo que representa e foi muito bem organizada.”, conta Silva. Há um ano, ele é membro associado ao Forges.

A iniciativa reuniu pesquisadores e dirigentes de outros países que tem como idioma a língua portuguesa, como a reitoria da Universidade de Lisboa (UL), representantes da Universidade Técnica de Lisboa (UTL), da Universidade Federal da Bahia (UFBA), Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp), Fundação Karnig Bazarian (FKB), Universidade Agostinho Neto (UAN), Universidade Katyavala Bwila (UKB), bem como do Ministério do Ensino Superior de Angola, direção-geral do Ensino Superior de Cabo Verde, Universidade do Porto (UP), Instituto Politécnico do Porto e Instituto Politécnico de Santarém.

Texto: Larissa Molina
Edição de texto: Angela Rodrigues