Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Aluno de ed. física ganha bolsa de iniciação científica pela Fapesp

Aluno de ed. física ganha bolsa de iniciação científica pela Fapesp

por Universidade Metodista de Piracicaba — publicado 09/03/2011 09h16, última modificação 26/04/2016 15h47

Com a pesquisa Avaliações Fisiológicas e Efeitos do Treinamento Desportivo na Canoagem Slalom, o universitário Leonardo Henrique Messias, 20, que está no 7° semestre do curso de educação física da Unimep, foi contemplado com uma bolsa de Iniciação Científica da Fapesp (Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de São Paulo). A orientação do projeto é da professora Fúlvia Gobatto, docente do programa de pós-graduação em educação física da Unimep.  

As pesquisas serão realizadas no período de um ano e têm como proposta estudar os atletas de canoagem de Piracicaba que participam de competições nacionais e internacionais, em parceria com a Associação de Canoagem de Piracicaba (Ascapi).

“A iniciativa propõe avaliações fisiológicas específicas como ferramentas para o acompanhamento do treinamento físico aplicado à canoagem slalom, uma modalidade olímpica promissora no Brasil, mas que ainda sofre carência de intervenções científicas visando seu aprimoramento. Daí a importância de se realizar a pesquisa nesta época em que o Brasil sediará os jogos olímpicos. A conquista da bolsa não só fortifica nosso grupo de pesquisa, como abre portas para o nosso aluno”, afirma Fúlvia. 

Além dela, o projeto conta com a participação de docentes da Unimep e também da Universidade de Campinas (Unicamp). 


Texto: Larissa Molina
Edição: Celiana Perina
Fotos: Fábio Mendes
Última atualização: 09/03/2011

registrado em: