Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Aluno de engenharia química embarca para intercâmbio na Alemanha

Aluno de engenharia química embarca para intercâmbio na Alemanha

por Universidade Metodista de Piracicaba — publicado 15/03/2012 12h43, última modificação 26/04/2016 15h48

O aluno Filipe Vargas Ferreira, 24, aluno do 9° período de engenharia química da Unimep embarcou para a Alemanha para estudar e participar de pesquisas junto ao Instituto Fraunhofer IGB, na cidade de Stuttgart, Baden-Württemberg.  O estudantes foi selecionado para uma das bolsas oferecidas pelo Ciência sem Fronteiras, por meio do Projeto FedMan, desenvolvido no laboratório de Sistemas Computacionais para Projeto e Manufatura (SCPM), localizado no campus Santa Bárbara d\'Oeste. Ele embarcou no último dia 13, e ficará durante um ano.

“Minha expectativa é consolidar todo o conhecimento adquirido nesses anos na Unimep, trabalhando agora no Instituto Fraunhofer IGB, tendo contato com outros grandes pesquisadores e diferentes tecnologias. Após meu retorno poderei compartilhar todo o aprendizado com a comunidade acadêmica da Unimep, estreitando ainda mais os vínculos entre nossa universidade e seus parceiros alemães”, destaca o aluno. 

PROJETO 

O projeto FedMan compõe o Programa Bragecrim, um acordo de cooperação na área de tecnologia de manufatura entre o Brasil e a Alemanha. O programa que teve sua primeira fase realizada em 2010 e 2011 foi prorrogado por mais dois anos, se estendendo até 2013. A coordenação é do também coordenador do SCPM, professor Klaus Schützer. 

As bolsas para intercâmbio oferecidas dentro do projeto tratam-se de cotas do Programa Ciência sem Fronteiras. A iniciativa tem direito a dez  bolsas, onde a seleção dos alunos que as ocuparão é feita pelo coordenador do projeto. Segundo Schützer, a previsão é de que em julho mais alunos estejam viajando para a Alemanha.
 

Edição e texto: Assessoria de Comunicação e Imprensa
Fotos: Ivan Moretti e divulgação
Última atualização: 15/03/2012

registrado em: