Aluno de engenharia química embarca para intercâmbio na Alemanha
O aluno Filipe Vargas Ferreira, 24, aluno do 9° período de engenharia química da Unimep embarcou para a Alemanha para estudar e participar de pesquisas junto ao Instituto Fraunhofer IGB, na cidade de Stuttgart, Baden-Württemberg. O estudantes foi selecionado para uma das bolsas oferecidas pelo Ciência sem Fronteiras, por meio do Projeto FedMan, desenvolvido no laboratório de Sistemas Computacionais para Projeto e Manufatura (SCPM), localizado no campus Santa Bárbara d\'Oeste. Ele embarcou no último dia 13, e ficará durante um ano.
Minha expectativa é consolidar todo o conhecimento adquirido nesses anos na Unimep, trabalhando agora no Instituto Fraunhofer IGB, tendo contato com outros grandes pesquisadores e diferentes tecnologias. Após meu retorno poderei compartilhar todo o aprendizado com a comunidade acadêmica da Unimep, estreitando ainda mais os vínculos entre nossa universidade e seus parceiros alemães, destaca o aluno.
PROJETO
O projeto FedMan compõe o Programa Bragecrim, um acordo de cooperação na área de tecnologia de manufatura entre o Brasil e a Alemanha. O programa que teve sua primeira fase realizada em 2010 e 2011 foi prorrogado por mais dois anos, se estendendo até 2013. A coordenação é do também coordenador do SCPM, professor Klaus Schützer.
As bolsas para intercâmbio oferecidas dentro do projeto tratam-se de cotas do Programa Ciência sem Fronteiras. A iniciativa tem direito a dez bolsas, onde a seleção dos alunos que as ocuparão é feita pelo coordenador do projeto. Segundo Schützer, a previsão é de que em julho mais alunos estejam viajando para a Alemanha.
Edição e texto: Assessoria de Comunicação e Imprensa
Fotos: Ivan Moretti e divulgação
Última atualização: 15/03/2012