Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Aluno de letras português apresenta projeto em congresso em Portugal

Aluno de letras português apresenta projeto em congresso em Portugal

por Universidade Metodista de Piracicaba — publicado 04/03/2015 09h35, última modificação 26/04/2016 15h45

O 8º Congresso Internacional sobre Educação Inclusiva (ISEC) selecionou, para apresentação oral, o projeto de iniciação científica do aluno Mateus Henrique do Amaral (foto), 20, do 5º semestre de licenciatura letras – língua portuguesa da Unimep. Esse evento será realizado em Portugal, de 26 a 29 de julho, e reunirá trabalhos de todas as partes do mundo.

Intitulado Deficiência e Linguagem Cinematográfica: Contribuições para a Formação do Professor”, o projeto faz uma análise de como os filmes dos últimos 20 anos retratam pessoas com deficiência.

“A finalidade é levar essas obras para professores, em determinadas escolas públicas, a fim de observar que efeitos essa experiência estética produzirá neles e quais discussões sobre a inclusão de alunos com deficiência serão levantadas”, diz Amaral.

Ele conta que sempre teve vontade de realizar alguma pesquisa acadêmica. Incentivado por suas professoras, sua orientadora e animado com o tema proposto, decidiu iniciar o projeto: “Gosto bastante da linguagem cinematográfica e da reflexão sobre a educação inclusiva. Estou um tanto ansioso para a apresentação, fazendo algumas leituras e retomando o que foi pesquisado”, conta.

Mateus ressalta a importância da orientação que recebeu: “sem dúvidas o suporte dado pela minha orientadora, profª Maria Inês Baccelar, foi importante para que eu pudesse inscrever o trabalho. Ela tem grande conhecimento na área e é muito atenciosa, sinto-me em boas mãos. Além dela, sem dúvida, quem me impulsiona para essas conquistas são as professoras do curso Josiane, Sônia, Rita, Ligiane e Danielle que ministram muito bem as disciplinas. Elas são totalmente atenciosas e passam confiança para nós, alunos”.

Seu próximo objetivo? “Elaborar um artigo sobre o projeto e publicá-lo”, planeja.

Texto: Serjey Martins
Fotos: acervo pessoal