Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Aluno de MBA da Unimep e paratleta concilia estudos com esporte

Aluno de MBA da Unimep e paratleta concilia estudos com esporte

por Angela Rodrigues publicado 22/09/2017 05h00, última modificação 22/09/2017 11h19
Diego Moreira conseguiu bolsa integral para cursar a sua especialização na Unimep por meio de convênio entre a Unimep, a Fran TT e a Secretaria de Esportes, Lazer e Atividades Motoras (Selam).

Desde os 11 anos, Diego Moreira pratica tênis de mesa. Hoje aos 30 anos, ele faz parte da seleção brasileira paraolímpica e da equipe Fran TT de Piracicaba. Em paralelo, faz o MBA em marketing e negociação da Unimep com bolsa integral. Embora apaixonado pelo esporte, o aluno aproveitou a oportunidade oferecida pela Fran TT para cursar a especialização. “Escolhi a Unimep pela qualidade do curso”, conta o paratleta.

Quando nasceu, Moreira tinha o pé direito virado para trás, em decorrência da má formação chamada “pé torto congênito”. Na infância, ele precisou passar por cirurgias corretivas cuja única sequela é a movimentação limitada no tornozelo. Isso não o impediu de praticar tênis de mesa. Nem de fazer as correrias do dia a dia.

Por meio de convênio entre a Fran TT e a Secretaria de Esportes, Lazer e Atividades Motoras (Selam), Diego Moreira conseguiu bolsa integral para a especialização. O convênio funciona da seguinte forma: a Selam indica atletas aptos a receberem bolsa de 50% para a graduação e de até 100% para pós-graduação, concedidas pela Unimep,  Confira os principais pontos da entrevista concedida pelo universitário à equipe do Acontece Unimep:

Acontece Unimep – Como você concilia a sua especialização com o esporte?
Diego Moreira – O esporte é o meu trabalho. Vivo disso e dedico minha rotina (manhãs e tardes) para o treinamento. Faço o MBA para reativar contato com a minha vida acadêmica, pensando também no meu curso de pós em carreira no esporte.

Acontece Unimep – Como é a sua rotina de esporte e estudos?
Moreira – Faço um esforço grande para conciliar os dois. Fico de segunda a quinta-feira, treinando em São Paulo, mas toda terça-feira volto para Piracicaba para frequentar as aulas do MBA. É bem corrido.

Acontece Unimep – Por que escolheu esse esporte?
Moreira – Por conta do meu irmão mais velho, que hoje tem 35 anos. Na época, ele jogava e despertou o meu interesse. Pratiquei até os 18 anos, aí parei por nove anos. Há três anos, decidi voltar a treinar.

Acontece Unimep – Seu envolvimento com o esporte e Piracicaba vem de muito antes?
Moreira – Sim, pratico tênis de mesa desde os 11 anos. De 1998 a 2003, eu morava em São Carlos e viajava para Piracicaba para treinar no Fran TT. Hoje jogo por eles, pela cidade e pelo país.

Acontece Unimep – Quais foram suas principais conquistas no esporte?
Moreira – Fui três vezes o melhor do ano no Brasil na minha categoria; consegui o bronze na categoria individual no Pan de Toronto; participei das Paraolimpíadas Rio 2016; e, nesse ano, fui campeão na etapa Sul-Sudeste da Copa do Brasil. Foram muitas conquistas.

Acontece Unimep – Quais dicas pode indicar para alunos que também conciliam os estudos com o esporte?
Moreira – É difícil dar dicas, nesse caso, porque depende muito da prioridade e relevância que cada atividade representa na vida da pessoa. Eu sempre recomendo práticas esportivas porque fazem bem e agregam valor à vida das pessoas. O negócio é disciplina.

Texto: Pedro Spadoni
Edição e coordenação: Celiana Perina