Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Aluno de nutrição produz peça teatral infantil sobre alimentação saudável, a ser apresentada no Teatro Unimep

por Angela Rodrigues publicado 15/10/2019 05h00, última modificação 09/10/2021 01h43

Foi ao longo das aulas da disciplina educação nutricional 2, ministradas pela profª Muriel Siqueira, que Antonio Diego de Oliveira, 36, aluno do 8º semestre do curso de nutrição da Unimep, teve a ideia de criar um espetáculo para incentivar o desenvolvimento de atividades capazes de auxiliar o processo de ensino aprendizagem sobre alimentação saudável. “Observei as brincadeiras preferidas das crianças, que eram expressão corporal interpretando personagens de super-heróis”, conta ele. Ele transformou a ideia na peça teatral infantil “Dona Carbo e sua cozinha”, que será apresentada no próximo dia 25 de outubro, a partir das 19h30, no Teatro Unimep, campus Taquaral. O espetáculo é direcionado às crianças, mas é aberto também a todos os interessados e comunidade em geral. A entrada é gratuita.

Os ingressos já estão disponíveis para retirada no Espaço Cultura, localizado na Galeria Unimep, campus Taquaral.

Diego conta que a principal proposta da montagem é a de explorar possibilidades de aprendizado em que a criança aprecie, experimente, vivencie e construa hábitos saudáveis, além de promover reflexão sobre a importância de alimentar-se bem. “Com as taxas de obesidade infantil aumentando, o acompanhamento do Índice de Massa Corporal (IMC) infantil a partir de uma idade precoce ajuda na prevenção rápida, a tempo de se fazer um impacto positivo sobre a saúde da criança, já que o estado nutricional exerce grande influência no crescimento e desenvolvimento infantil”, afirma ele.

Diego destaca que, embora o foco seja para escolares de sete a oito anos, a montagem pretende ser experiência relevante também para pais e educadores.

ESPETÁCULO – Com aproximadamente 45 minutos de duração, a peça “Dona Carbo e sua cozinha”, conta a história de uma simpática macromolécula, Dona Carbo, que se encontra na eminência de fechar a cozinha que herdou dos pais, porque encontra pressão das indústrias alimentícias. Proteín (Proteína) e Gordon (Lipídeos) vão, então, tentar ajudar Dona Carbo a manter a cozinha aberta e cozinhar com comida de “verdade”. Ao longo da peça, os personagens vivem grandes aventuras e muita confusão. “A história conta com uma surpresa atrás da outra, muitas reviravoltas e acontecimentos inesperados, com muitas risadas”, destaca Diego, que assina o texto da peça com coautoria de Sarah Penedo.

O espetáculo tem direção de Alessandra San Martín e elenco formado por Amanda Alves, Julia Azzi e Val Alegria. A direção musical é de Julia Azzi.

A montagem conta com o apoio da Unimep, do curso de nutrição da universidade, do Laboratório de Comunicação (LabCom), da Nutri Snacks; TH Bike, Kombine e Embraplan Engenharia.

ANOTE – Peça teatral “Dona Carbo e sua Cozinha”.
Dia 25 de outubro, às 19h30, no Teatro Unimep (rodovia do Açúcar, km 156, Piracicaba). Entrada gratuita. Os ingressos já estão disponíveis no Espaço Cultura, localizado na Galeria Unimep, campus Taquaral. A retirada dos convites poderá ser feita até o dia 25, até 30 minutos antes do início da peça, no Espaço Cultura.

Texto: Angela Rodrigues
Fotos: Maurício Trez