Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Aluno de química apresenta trabalho de iniciação científica em Florianópolis

Aluno de química apresenta trabalho de iniciação científica em Florianópolis

por Angela Rodrigues publicado 01/08/2016 05h00, última modificação 19/08/2016 09h54

Acesso a conhecimentos que irão auxiliar o percurso como docente e pesquisador, principalmente relacionados à inclusão de deficientes no ensino de química, e contato com autores renomados dessa área foram os resultados alcançados por Gustavo Henrique Canteiro, 21, estudante do 6º semestre do curso de química licenciatura da Unimep, com a participação no 28º Encontro Nacional de Ensino de Química, realizado em julho e Florianópolis, Santa Catarina.

No evento, no qual participou pela primeira vez, Gustavo Canteiro apresentou trabalho, que é parte de seu projeto de iniciação científica, e que teve orientação da profª Carolina José Maria, coordenadora da licenciatura.

Com o título Pesquisa-Intervenção na Prática Pedagógica de Professores de Química do Ensino Médio de Escolas de Ensino Integral. A proposta foi a de investigar e reorganizar as atividades oferecidas em sala de aula de uma escola de educação integral.

Pesquisa

De acordo com o estudante, o destaque do projeto foi para “as representações semióticas utilizadas pelo professor e presentes nos livros e materiais didáticos e as conversões entre estas representações, de tal forma a possibilitar a reflexão sobre a mediação do conhecimento estabelecida pelo professor em sua interação com os alunos. Isso possibilita buscar modos mais eficientes para solucionar problemas de aprendizagem, motivação e interesse por parte dos alunos na área de química e sobre a formação inicial de professores”, afirma o universitário.

Para a comunidade e principalmente para os alunos, o projeto terá resultados como o de otimizar a aprendizagem da química, principalmente “perante as dificuldades que os alunos de ensino médio possuem, devido a fatores como seu alto grau de abstração e representações numéricas e gráficas”, aponta.

O projeto contou também com o apoio da profª Maria Guiomar Tomasiello, que atuou como diretora do grupo de pesquisa do qual Canteiro participou.

Texto:
Assessoria de Comunicação da Unimep